Marketing Opus 10/12/2020

Saiba como explorar seu potencial criativo com essas dicas

Separar o crescimento profissional e o pessoal é praticamente impossível. Afinal, quando você desenvolve habilidades, elas naturalmente afetam seu trabalho. O potencial criativo é um ótimo exemplo. Essa sempre é uma das principais habilidades que qualquer profissional pode ter. Ferramentas e estratégias mudam o tempo todo, mas essa característica sempre será muito valiosa.

A boa notícia é que toda pessoa é criativa. Na prática, existem aqueles que têm mais facilidade em exibir essa qualidade espontaneamente, enquanto outros podem precisar desenvolver ou resgatar esse aspecto de sua personalidade. Então, se você está em busca constante de desenvolvimento pessoal e de habilidades que sempre serão importantes, continue lendo o post. Vamos te dar dicas para explorar todo o seu potencial criativo!

Exercite sua mente

O cérebro não é um músculo, mas se comporta como tal. Portanto, é preciso exercitá-lo. O conceito conhecido como neuróbica é a ideia de manter o cérebro trabalhando para ter a capacidade mental sempre em evolução. Isso ajuda a concentração, a memória, a atenção e, é claro, a criatividade. Evite distrações, como o smartphone, e procure gastar esse tempo pensando de forma criativa.

Busque aprender algo novo todos os dias

Ao adquirir conhecimentos que não dominamos, ajudamos o cérebro a criar novas conexões, promovendo uma evolução criativa. Além disso, isso permite que você “copie” aquilo que aprendeu, aplicando o conhecimento em um novo contexto.

Tenha um banco de ideias

É quase certo que você já teve ótimas ideias, tanto para a vida pessoal quanto profissional, mas acabou esquecendo. Por isso, é importante ter um banco de ideias sempre com você. Você pode usar o bloco de notas do celular, mas isso é arriscado, pois o smartphone é cheio de distrações. Então, sempre carregue um bloquinho e um lápis para fazer as anotações à moda antiga.

Estabeleça comportamentos diferentes

Mais uma forma de estimular o cérebro e explorar o potencial criativo é mudando comportamentos esperados. Pense nisso como uma forma de evitar que sua mente fique muito confortável. Pode ser uma ação simples, como escolher um caminho diferente enquanto volta para casa após o trabalho.

Também pode ser um processo mais complexo, como ler sobre um assunto que você não conhece. Você pode também trabalhar em locais diferentes, já que as empresas são cada vez mais abertas a isso. Misture o home office com um café ou um espaço de coworking, por exemplo.

Explore seus sentidos

Os sentidos podem ajudar muito a aflorar a criatividade. Isso pode ser feito de diversas formas: 

  • sons podem ajudar você a se concentrar e ser mais criativo;
  • música também é uma opção, mas o ideal é optar por letras que você não conhece ou em língua estrangeira;
  • cheiros e cores também podem ajudar a estimular a criatividade.

Colabore com outras pessoas

Conversar com outras pessoas é uma grande forma de liberar seu potencial criativo. Primeiramente, elas podem ajudar você a ver problemas sobre outra perspectiva. Além disso, ainda que elas não tenham nenhuma ligação com sua situação, sempre pode haver um insight envolvendo um contexto diferente, mas que seja aplicável no seu.

O potencial criativo pode ajudar qualquer profissional a crescer na carreira. Afinal, o que não faltam são histórias inspiradoras de soluções criativas que deram muito certo nas empresas. Além disso, é uma forma de estar preparado para lidar com as inevitáveis mudanças nas ferramentas e canais atuais. O mercado sempre precisa de profissionais criativos, que podem inovar e levar as empresas a diferentes patamares.

Gostou do post? Então confira este artigo sobre as habilidades do futuro para estar sempre pronto para o mercado procura!



O quanto esse conteúdo foi útil?

5 / 5. 1

Compartilhar essa matéria


Artigos relacionados

Recrutamento exclusivo para pessoas negras

Recrutamento exclusivo para pessoas negras

27/09/2022

Capacitação para Alta Liderança

Capacitação para Alta Liderança

05/07/2022

Dilemas: Quais são e quantos são os que interferem na sua vida pessoal e profissional?

Dilemas: Quais são e quantos são os que interferem na sua vida pessoal e profissional?

12/06/2019