Wladimir Martins 29/05/2020

Processo criativo: por que é tão relevante para os profissionais?

A criatividade é a habilidade número um requerida pelos profissionais, de acordo com uma pesquisa realizada pelo LinkedIn Learning. Ela é seguida da capacidade de persuasão, da colaboração, da adaptabilidade e da gestão de tempo, todas essenciais para o processo criativo.

Se você quer ficar por dentro do assunto e entender por que esse processo é tão importante para os profissionais, continue conosco e aproveite a leitura!

Como funciona o processo criativo?

Basicamente, todas as pessoas são criativas. No entanto, existem algumas medidas que podem ser adotadas para estimular esse tipo de habilidade. O processo criativo funciona como um conjunto de recursos que facilita o desenvolvimento de ideias inovadoras, por exemplo. Isso inclui ferramentas, incentivos específicos, além do modo como a equipe trabalha.

Quais são as etapas do processo criativo?

O processo criativo respeita algumas etapas, que servem para facilitar essa jornada e o estabelecimento de novas ideias. Conheça as principais delas agora.

Preparação

A preparação é a etapa que antecede a realização do trabalho propriamente dito. Geralmente, inclui todas aquelas atividades que são consideradas repetitivas, como o escopo de um projeto, uma lista de prioridades e assim por diante. Em muitos casos, as pessoas esquecem que elas são relevantes para o processo de criação.

Incubação

Esse é o momento em que a parte mecânica da criação se conecta com o nascimento das novas ideias. Assim, é possível reunir todos os insights em uma espécie de brainstorm e decidir quais são os aspectos que devem ser levados em conta e os que devem ser ignorados.

Iluminação

Essa é a etapa que dá início a todo o processo inovativo. É quando as ideias são analisadas com cuidado e realmente recebem a atenção que merecem para se tornar algo implementável. A iluminação é como um processo de esclarecimento sobre qual ideia será colocada em prática e como isso ocorrerá.

Implementação

A implementação é o processo prático de uma nova ideia, quando ela realmente será realizada. Enquanto se trata apenas de um desenho, as ideias ficam no campo hipotético. No entanto, na fase de implementação é que as dificuldades começam realmente a surgir, sendo necessário desenvolver soluções cada vez mais criativas para os eventuais desafios.

Por que estimular essa habilidade nos profissionais?

A criatividade pode ser a causa de uma verdadeira diferenciação competitiva no mercado. Qualquer concorrente pode reproduzir os seus métodos de trabalho, a sua estrutura corporativa, seu processo produtivo, porém, dificilmente conseguirá imitar a forma como a sua equipe cria algo.

Portanto, é essencial investir no desenvolvimento das habilidades pessoais de cada colaborador, principalmente da criatividade. Esse é um fator que permite que os profissionais tirem coelhos da cartola mesmo quando parecer que não há essa opção.

Uma equipe criativa dispensa a necessidade de se trabalhar com uma estrutura rígida e controladora. Pessoas criativas conseguem estabelecer conexões e combinações entre situações diversas e criar soluções úteis a partir disso.

Caso você não saiba como estimular essa habilidade nos profissionais da sua empresa, comece a considerar algumas opções:

  • incentive a leitura de diversos assuntos, relacionados à empresa ou não;
  • permita que sua equipe faça algo novo todos os dias, desde assistir vídeos com conteúdos diversos até se arriscar em um novo projeto;
  • realize frequentemente brainstorms, utilizando as ideias de cada um para construir algo realmente incrível;
  • intensifique o trabalho induzindo à criatividade;
  • valorize todos os pontos de vista e sugestões da sua equipe, isso fará com que ela se sinta ouvida.

O processo criativo está diretamente relacionado à inovação. Diversas empresas vêm estimulando um pensamento expansivo e a ruptura de certos padrões, recriando comportamentos globais de forma criativa e inovadora. Algumas delas têm conquistado resultados bastante expressivos, como é o caso da Uber, do Google, da Netflix e assim por diante.

Se você quiser melhorar ainda mais esse aspecto na sua organização, continue aprendendo e aprofundando seus conhecimentos sobre o processo criativo. Aproveite a visita no blog e descubra como potencializar a criatividade e a inovação dentro da empresa!



O quanto esse conteúdo foi útil?

0 / 5. 0

Compartilhar essa matéria


Artigos relacionados

Saiba aplicar a Análise de Perfil Comportamental na sua Gestão

Saiba aplicar a Análise de Perfil Comportamental na sua Gestão

18/04/2022

Analisando Perfis Comportamentais de Personagens: Harry Potter

Analisando Perfis Comportamentais de Personagens: Harry Potter

27/09/2022

Como manter a produtividade em tempos desanimadores

Como manter a produtividade em tempos desanimadores

19/08/2021