Marketing Opus 03/01/2019

Leia este artigo e entenda algumas estratégias para implementar a aprendizagem criativa na sua empresa!

Entenda como usar a aprendizagem criativa na sua empresa

O mercado está em constante mudança e, para se manter alinhado a ele, as empresas buscam colaboradores que também estejam dispostos a aprender e se desenvolver constantemente. Mas como aprender mais e com maior qualidade? A aprendizagem criativa chega como uma resposta a essa questão.

Com essa técnica, os resultados se tornam mais efetivos do que no modelo tradicional de ensino, potencializando tanto o seu próprio desenvolvimento quanto o dos demais colaboradores. Quer saber com mais detalhes o que é e como implementar essa prática? Então continue a leitura e descubra!

Confira o que é aprendizagem criativa

Ela consiste em um método de ensino-aprendizagem que coloca o aluno no centro da relação e oferece conteúdos que sejam significativos para quem está aprendendo. Além disso, essa proposta ainda coloca a experiência como elemento importante do processo.

Foge-se, então, ao modelo tradicional de sala de aula, no qual o aluno apenas recebe o conteúdo, para entrar em um processo no qual o aluno é ativo e experimenta o que é ensinado na prática. A seguir, você confere algumas dicas de como implementar a aprendizagem criativa na sua empresa.

Entenda o interesse de cada um

Para que a aprendizagem criativa funcione, é importante que os temas estejam sempre relacionados aos interesses e motivações de cada um dos colaboradores. Portanto, entenda o que é importante para eles e busque formas de desenvolver as competências essenciais para o negócio associadas a esses temas.

Permita a geração de ideia livremente

A aprendizagem criativa é baseada na liberdade e autonomia do aluno para produzir conhecimento. Nesse contexto, um elemento central é a geração de ideias livremente, com o mínimo de julgamento possível. O objetivo é potencializar a criação de novos conhecimento e modificar a perspectivas do time na hora de resolver um problema ou desenvolver novas competências.

Portanto, utilize e incentive a técnica de brainstorm, valorizando o que cada um tem de melhor para que, em conjunto, os colaboradores criem conexões e gerem as melhores ideias.

Utilize a tecnologia a seu favor

A tecnologia também é uma grande aliada da aprendizagem criativa. Isso porque ela permite que você utilize outras ferramentas e metodologias de ensino, que valorizem esse tipo de aprendizagem. Uma delas é a gamificação, que vem ganhando cada vez mais espaço nas organizações. Além disso, cursos EAD que trazem metodologias e exercícios práticos também são uma ótima forma de introduzir a aprendizagem criativa.

Valorize a diversidade

Por fim, para que a aprendizagem criativa seja uma realidade na empresa, é essencial que você valorize a diversidade. Isso porque o conhecimento não é produzido apenas em sala de aula, mas também nas relações entre pessoas que fazem parte da organização.

Dessa forma, quanto mais diversas forem as vivências e experiências dos colaboradores, mais conhecimento e informação serão trocados dentro da organização, abrindo espaço para a aprendizagem criativa no dia a dia do negócio.

A aprendizagem criativa é uma forma inovadora de gerar desenvolvimento de colaboradores.Ela potencializa as competências da equipe e gera soluções totalmente inovadoras para os problemas da organização, criando um diferencial competitivo para o negócio. Portanto, comece agora mesmo a investir nessa metodologia e aproveite todos os benefícios na sua empresa.

Ficou com alguma dúvida ou quer deixar uma sugestão ou relato de experiência? Então aproveite o espaço abaixo e deixe um comentário!



O quanto esse conteúdo foi útil?

0 / 5. 0

Compartilhar essa matéria


Artigos relacionados

O que é e como funciona a metodologia SMART? Descubra agora!

O que é e como funciona a metodologia SMART? Descubra agora!

14/01/2021

No universo de Game Of Thrones, como comportam-se os principais líderes?

No universo de Game Of Thrones, como comportam-se os principais líderes?

08/05/2019

Guia completo para você definir suas metas pessoais para o ano de 2020

Guia completo para você definir suas metas pessoais para o ano de 2020

29/10/2019