Marketing Opus 12/01/2019

Está em busca de novas oportunidades ou está pensando em mudar de carreira? Então não deixe de conferir as nossas dicas de como fazer a sua recolocação profissional com sucesso!

Recolocação profissional: como conseguir de maneira assertiva?

Tanto para quem está em busca de novas oportunidades de trabalho quanto para quem está apostando em uma transição de carreira, a recolocação profissional, muitas vezes, pode parecer algo bastante desafiador.

A boa notícia é que existem várias táticas muito eficientes — além de simples e práticas — para conquistar esse objetivo com sucesso! Ficou curioso e quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura deste conteúdo e fique de olho nas dicas que preparamos para ajudá-lo a se recolocar no mercado!

Avalie os seus objetivos

Qual é o seu momento atual de carreira? O que é necessário mudar e aonde você pretende chegar em sua jornada profissional?

Refletir sobre essas questões é um exercício muito importante para que você possa definir metas tangíveis e apostar em oportunidades que correspondam às suas expectativas e sejam compatíveis com as suas habilidades e conhecimentos.

Organize a sua vida financeira

Essa dica vale não apenas para a fase de recolocação profissional, mas para todos os momentos da sua carreira! Afinal, despesas sempre existem, mas com uma rotina organizada é possível viver com mais tranquilidade, mesmo em épocas de crise.

Pensando nisso, é interessante que você siga os seguintes passos:

  • tenha uma lista completa de todas as suas despesas;
  • elimine os gastos supérfluos;
  • invista em uma poupança ou um fundo de investimentos que faça o seu dinheiro render mais;
  • planeje-se para ficar algum período sem receitas durante a transição;
  • mantenha uma planilha organizada de entradas e saídas para não se perder nas contas do mês.

Amplie seus conhecimentos

Manter-se sempre atualizado é uma boa forma de destacar o seu currículo e, também, de acompanhar as transformações do mercado para investir no desenvolvimento de competências que sejam relevantes para a sua carreira.

Nesse aspecto, independentemente da sua área de atuação, é importante manter bons conhecimentos em outros idiomas e nas novas ferramentas tecnológicas utilizadas em sua profissão.

Além disso, mantenha a leitura em dia, busque cursos de atualização, participe de palestras, workshops e outros eventos que, além de ampliarem suas habilidades ainda possam ajudá-lo a estabelecer uma boa rede de contatos.

Aposte no seu marketing pessoal

Hoje em dia, o famoso “self branding” é uma ferramenta essencial para quem quer se destacar diante da concorrência, mostrar suas habilidades e garantir uma boa visibilidade do seu perfil junto aos recrutadores.

Atualmente, as redes sociais são uma boa forma de mostrar a sua cara para o mercado. Com uma rápida busca pela internet, é possível encontrar diversas plataformas e sites especializados em estabelecer conexões de qualidade entre profissionais e empresas.

Com planejamento, foco nos seus objetivos pessoais e profissionais e força de vontade você pode colocar as nossas dicas em prática com tranquilidade e conquistar excelentes resultados.

E, na hora de se preparar para a sua recolocação profissional, contar com o suporte de uma consultoria especializada faz toda a diferença. Para isso, a Opus Human oferece soluções que vão garantir um diferencial para o seu currículo e mantê-lo atualizado para atender às principais exigências do mercado de trabalho. Entre em contato conosco e saiba mais!



O quanto esse conteúdo foi útil?

0 / 5. 0

Compartilhar essa matéria


Artigos relacionados

Como o autoconhecimento profissional pode alavancar sua carreira?

Como o autoconhecimento profissional pode alavancar sua carreira?

18/01/2018

Aumento de produtividade: como ter no âmbito profissional e pessoal?

Aumento de produtividade: como ter no âmbito profissional e pessoal?

29/07/2019

Conheça agora os principais benefícios da gestão humanizada

Conheça agora os principais benefícios da gestão humanizada

26/10/2020