Wladimir Martins 02/01/2020

5 benefícios que a liderança situacional pode oferecer para a empresa

Liderança situacional nada mais é que um sistema de gestão em que o líder é responsável por adequar suas decisões de acordo com a demanda e as situações que envolvem o negócio. O objetivo desse tipo de liderança é fazer com que o colaborador seja conduzido de acordo com o seu nível de competência e conhecimento.

Na prática, a liderança situacional entende que não existe uma maneira exata para conduzir os colaboradores. Sendo assim, a flexibilidade tem um papel central, uma vez que os problemas podem ser solucionados de diversas maneiras.

A liderança situacional pode ser divida em 4 fases: apoio, direção, orientação e delegação. Como cada equipe tem necessidades distintas, elas precisam de diferentes níveis de apoio e direcionamento.

Neste artigo, vamos apresentar 5 benefícios da liderança situacional que você precisa conhecer. Acompanhe!

1. Aumento da produtividade da equipe

Como as tomadas de decisões dos líderes são feitas com base nas necessidades dos colaboradores, a equipe se torna mais produtiva, pois ela sabe que sempre que precisar terá o feedback e apoio necessário para desempenhar suas atividades da melhor forma. Dessa forma, os funcionários se sentirão mais confiantes em seus líderes e comprometidos com as metas e objetivos da empresa.

2. Maior motivação

A liderança situacional incentiva os colaboradores a melhorarem seu desempenho delegando a eles tarefas. Ou seja, são confiadas a eles responsabilidades distintas da sua rotina profissional, desafiando-os a encarar as adversidades com todo o suporte necessário para melhorar o desenvolvimento das suas habilidades. Tudo isso faz com que a equipe se motive para otimizar os seus resultados diariamente.

3. Mais flexibilidade na gestão

Um dos grandes diferenciais da liderança situacional é que o líder passa a ouvir mais a sua equipe. Isso porque é necessário identificar a origem do problema, compreender o que levou ao conflito e analisar, junto ao colaborador, quais são as soluções mais viáveis para melhorar o clima organizacional ou otimizar a execução das tarefas.

4. Aumento da confiança do time

Como o colaborador passa a ter mais voz e sabe que o líder ouvirá as suas queixas e sugestões sem nenhum tipo de repreensão, ele começa a se sentir mais confiante na execução de suas tarefas. 

Assim, é possível criar um ambiente onde todos sabem que podem contar um com o outro. Nesse momento, o líder passa a ter o apoio da equipe para encontrar as condições mais favoráveis para o crescimento do negócio.

5. Melhora da comunicação

Conforme já mencionado, a liderança situacional ajuda a melhorar a confiança entre líderes e colaboradores. Nesse sentido, a comunicação também é beneficiada, tendo em vista que antes da tomada de decisão, todos os envolvidos estão cientes do eventual problema e, também, da possível decisões que serão tomadas. Com isso, as falhas na comunicação diminuem e os conflitos também.

Percebeu como a liderança situacional pode beneficiar a sua empresa? Ela proporciona uma melhora no relacionamento entre os times. Entre as principais características desse tipo de líder, estão a resiliência e o bom relacionamento. Isso facilita a comunicação e otimiza o trabalho em equipe.

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