Wladimir Martins 18/04/2022

A importância da comunicação objetiva!

Para nos relacionarmos, seja na vida pessoal, seja na profissional, é necessário ter uma comunicação eficiente a fim de que não ocorram mal entendidos ou problemas. Desse modo, desenvolver essa habilidade é essencial para quem busca crescer na carreira. Mas afinal, o que é comunicação? O conceito de comunicação vem do latim communicare, que significa tornar comum, compartilhar, trocar opiniões, associar, conferenciar. O ato de comunicar implica em trocar mensagens, que por sua vez envolve emissão e recebimento de informações. Benefícios da boa comunicação:

 

  • Engajamento maior entre os indivíduos 
  • Aumento da produtividade
  • Organização 
  • Menos desentendimentos ou brigas 
  • Respeito maior às opiniões 
  • Estímulo à melhorias contínuas 

 

A seguir aprenda algumas técnicas simples para se comunicar melhor. O primeiro passo é saber que para se expressar bem, você não precisa copiar a maneira de falar e se expressar de ninguém. Portanto, haja com naturalidade e não crie um personagem. Seja apenas você mesmo. É preciso também que você fique atento à intensidade da sua voz. Nesse sentido, verifique o ambiente que você está e adeque o volume da sua voz. Se você está em uma reunião de trabalho, por exemplo, e sua audiência pede constantemente para você repetir o que diz, ou se você está em uma mesa de bar e seus amigos pedem para você falar mais baixo, readéque a intensidade da sua voz. Falar muito baixo pode parecer que você está inseguro e falar muito alto gera incômodos para quem o ouve. É preciso também, adequar a velocidade da sua voz. Falar muito rápido demanda maior atenção do interlocutor e falar muito devagar, pode tornar a conversa entediante. Sugestões de livros para você aprender mais sobre comunicação:

 

  • “Comunicação não-violenta” de Marshall B. Rosenberg 
  • “O Corpo Fala” de Pierre Weil 
  • “Conversas Difíceis” de Douglas Stone, Bruce Patton e Sheila Heen 

 



O quanto esse conteúdo foi útil?

0 / 5. 0

Compartilhar essa matéria


Artigos relacionados

Série “Mulheres de Personalidade”: Analisando o perfil comportamental de Wandinha Addams

Série “Mulheres de Personalidade”: Analisando o perfil comportamental de Wandinha Addams

30/01/2024

Você já ouviu falar em avaliação reversa? Sabe como essa ferramenta pode contribuir com o crescimento da empresa como um todo? Então, confira o nosso novo artigo e fique bem informado!

Você já ouviu falar em avaliação reversa? Sabe como essa ferramenta pode contribuir com o crescimento da empresa como um todo? Então, confira o nosso novo artigo e fique bem informado!

03/01/2019

Gestão comportamental: tudo o que você precisa saber

Gestão comportamental: tudo o que você precisa saber

07/06/2022