Marketing Opus 12/01/2019

Você sabia que seu círculo social pode influenciar várias áreas da sua vida? Então, se você quer resultados diferentes, precisa ler este artigo!

Será que o contágio social está afetando sua vida? Venha descobrir!

Você já ouviu a famosa frase de Jim Rohn que diz que “você é a média das 5 pessoas com quem mais convive”? Provavelmente sim, já que é uma das mais utilizadas quando o assunto é influência. O que talvez você não saiba é o potencial que esse contágio social tem na concretização dos seus sonhos.

Essa influência é capaz de estimular crenças que direcionam várias áreas na sua vida. O problema é que nem sempre os impactos são positivos. Neste post, você vai entender melhor como ela funciona. Continue a leitura para descobrir!

O que é contágio social?

Contágio social é um termo que foi cientificamente comprovado por Nicholas A. Christakis e James H. Fowler. Os cientistas fizeram um estudo por 32 anos, medindo a conexão e o relacionamento social entre os indivíduos, e concluíram que o ser humano tem o poder de influenciar aqueles à sua volta.

Esse estudo deu origem ao livro Connected, apontando dados que comprovam como as pessoas conseguem estimular umas às outras. Por exemplo, se você estiver ao lado de alguém feliz, também pode aumentar sua felicidade em 15%. A resposta a esse estímulo está na identificação que o ser humano cria com a espécie.

Como funciona o poder da influência?

Esse contágio acontece naturalmente durante o convívio entre as pessoas. Conforme você se relaciona com os trejeitos de alguém, seja na rotina do trabalho, seja durante um almoço, a filosofia e hábitos que ela carrega tendem a estimular seus costumes também. Por isso, a cultura de um povo é algo tão sólido e difícil de ser reprogramado.

Então, a tendência é que o grupo social comece a pensar e agir de forma parecida, devido às conexões emocionais que são criadas. Sendo assim, ainda que de forma inconsciente, as pessoas podem tomar decisões baseadas no que os outros pensam.

Como o contágio social pode afetar sua vida?

O contágio social acontece quando uma pessoa transfere para a outra sua percepção sobre uma situação. Nesse sentido, a transferência tem um efeito cadeia, ou seja, se uma terceira pessoa viver deprimida, afetará a segunda até chegar em você. Essa influência pode acontecer de diversas formas.

Então, confira alguns exemplos:

  • roupas — quando o grupo tem uma maneira de se vestir, a tendência é que os outros adotem as mesmas preferências por marcas ou estilos;
  • linguagem — a busca pela individualidade também faz com que o ser humano copie a forma do outro se comunicar. Gírias e sotaques são os principais exemplos;
  • sonhos — sabemos que os amigos tendem a almejar conquistas parecidas, mas quando o indivíduo não tem objetivo de vida, também pode disseminar essa falta de perspectiva;
  • comportamentos preferências por estilos musicais, comidas ou esportes, por exemplo, são contagiantes;
  • sentimentos — as pessoas também se conectam com as emoções umas das outras, como alegria, tristeza ou até ânimo dobre.

O primeiro passo para evitar os efeitos negativos do contágio social é identificar seu estado atual. Reflita como seu círculo de amizade está influenciando suas ações e decisões. Depois, selecione aqueles que têm o mindset mais próximo do que deseja alcançar. No final, aqueles que proporcionam uma influência negativa podem se transformar em grandes colegas e, com o tempo, os novos hábitos fluirão naturalmente.

O que você pensa sobre isso? Responda nos comentários e compartilhe conosco sua experiência.



O quanto esse conteúdo foi útil?

4.5 / 5. 2

Compartilhar essa matéria


Artigos relacionados

Recrutamento exclusivo para pessoas negras

Recrutamento exclusivo para pessoas negras

27/09/2022

Plano de Desenvolvimento Individual (PDI): por que é tão importante?

Plano de Desenvolvimento Individual (PDI): por que é tão importante?

29/04/2020

Como fazer a análise do perfil comportamental? Descubra aqui!

Como fazer a análise do perfil comportamental? Descubra aqui!

28/02/2019