Wladimir Martins 18/04/2022

Você já ouviu falar em TURNOVER?

O Turnover, também conhecido como alta rotatividade, é um índice que indica a quantidade de demissão e admissão de pessoas da equipe. O profissional pelo RH deve utilizar esse índice para realizar uma auto avaliação referente a sua própria gestão e políticas realizadas na empresa, e o ver como um sintoma de uma doença e não o problema em si; é um reflexo de um problema maior. 

A estruturação de um negócio e suas bases interferirá diretamente no seu desenvolvimento e futuro sucesso no mercado em que o mesmo está envolvido; cada detalhe deve ser pensado e planejado pelos seus membros, que então precisarão repassar esses valores, crenças e normas para todos os seus funcionários, realizando constantes treinamentos, diálogo claro e transparente com todas as partes envolvidas e estimulá-los constantemente a crescer com a empresa a partir de prêmios e bonificações, por exemplo.

Existem diferentes tipos de Turnover, sendo ele classificado a partir da motivação do desligamento do trabalhador. Para compreender melhor os motivos, é importante fazer um bom offboarding. Diferentemente do que algumas pessoas pensam, o Turnover pode trazer benefícios para a empresa e para o profissional em algumas situações; apesar de que, a alta rotatividade da equipe profissional de uma empresa costuma indicar que há falhas em algum nível na construção do alicerce das políticas e cultura organizacional da empresa. Veremos abaixo alguns mecanismos que podem ser feitos com intuito de diminuir o Turnover na sua empresa.

 

  • Aposte na comunicação 

 

Um dos grandes problemas do meio corporativo está relacionado à comunicação interpessoal (ou a falta dela). O diálogo transparente, direto, claro e respeitoso deve ser uma das bases de toda comunicação entre os todos os colaboradores; dessa forma, os conflitos serão mitigados e os erros diminuídos. 

 

  • Aposte no onboarding

 

A admissão de um funcionário requer preparação e investimento de recursos monetários além de um recurso ainda mais valioso: tempo. Todo novo colaborador precisa de um período de adaptação no qual deverá se dedicar a aprender a cultura empresarial da empresa, assim como os mecanismos e processos diários que serão realizados por ele. Uma realização adequada do onboarding gera resultados positivos devido ao fato que o profissional será, nesse momento, inserido de forma mais integrada na empresa. A realização de um onboarding bem planejado e bem aplicado alinhará expectativas de ambos os lados, do colaborador e do chefe.

 

  • Aposte em planos de carreiras

 

Oferecer crescimento interno dentro da sua empresa com um plano claro e definido possibilita que os colaboradores visualizem a perspectiva de desenvolvimento pessoal e financeiro, o que os mantêm estimulados a realizar as tarefas com mais dedicação e esforço. A gestão pode aproveitar desse mecanismo para elevar o desenvolvimento individual dos funcionários, que provocará um resultado em cadeia benéfico para todos, podendo inclusive reverter o desempenho individual para benefícios. 

É possível evitar o Turnover na sua empresa com as dicas acima, se bem estruturadas; é responsabilidade da gestão garantir o bem-estar dos profissionais e gerir a equipe, acompanhando constantemente as pessoas e mediando conflitos. Uma boa gestão é não só importante como também essencial para o bom funcionamento de qualquer negócio, independentemente do tamanho; assegurar bons talentos no setor de RH na sua empresa é imprescindível para evitar que o Turnover ocorra.

 



O quanto esse conteúdo foi útil?

0 / 5. 0

Compartilhar essa matéria


Artigos relacionados

Analisando comportamentos de personagens da série Vikings

Analisando comportamentos de personagens da série Vikings

30/05/2023

Como construir uma gestão inclusiva?

Como construir uma gestão inclusiva?

26/05/2021

5 Principais Soft Skills Buscadas pelo Mercado?

5 Principais Soft Skills Buscadas pelo Mercado?

06/04/2021