Wladimir Martins 18/04/2022

6 Super dicas para impulsionar a carreira

Soft Skills

A busca por profissionais com habilidades interpessoais concretas e adaptáveis cresce diariamente no mercado de trabalho. Aprender a desenvolver essas habilidades não só lhe abriria portas e lhe ofereceria novas oportunidades como também lhe permitiria evoluir no âmbito pessoal da sua vida. As Soft Skills são definidas por todas aquelas habilidades comportamentais que um indivíduo pode desenvolver e passar a praticar em sua rotina, como a inteligência emocional, a pró atividade e o engajamento.

Linkedin

Construir e fazer a manutenção adequada de um perfil profissional na plataforma Linkedin é outra dica valiosíssima. Muitos se enganam, acreditando que apenas a distribuição de currículos físicos feita pessoalmente é eficaz e surte efeitos positivos. Apesar de ser sim uma prática ainda bastante valorizada do ponto de vista da demonstração de interesse, a busca virtual por empregos tem se tornado uma maneira mais viável e menos burocrática de se conseguir estabelecer um contato entre trabalhador e organização.

Networking

Tornar-se conhecido no meio em que se trabalha ou gostaria de trabalhar é imprescindível. Faça amigos, firme contatos, saia para conversar e amplie o seu círculo de colegas profissionais e co-workers. Uma outra boa ideia é investir em parcerias também, que na maioria das vezes acarreta em um benefício mútuo aos que participam.

Hard Skills

As Hard Skills são todas aquelas habilidades em que a obtenção só é possível através de cursos especializados e certificações e são também todas as habilidades aprendidas ao longo da nossa formação e experiência acadêmica. É tudo aquilo que constrói o nosso currículo lattes e eventualmente servirá como um cartão de visita para o recrutador, que apenas o levará em consideração para outras etapas da seleção caso você possua um conjunto de Hard Skills atraentes.

Liderança

Desenvolver habilidades de liderança se torna mais viável quando o colaborador já se encontra dentro da empresa, inclusive trabalhando em contato com equipes. Mas se este não for o seu caso, existem ainda algumas habilidades comportamentais importantes que geralmente destacam uma boa liderança e que você pode aprender imediatamente, independente da função que exerça ou se você está ou não empregado. Alguns exemplos dessas habilidades são a empatia, o feedback responsável, a flexibilidade e a humildade. Ao demonstrar essas habilidades durante uma entrevista de emprego, por exemplo, poderá certamente te impulsionar durante a seleção.

Marketing Pessoal

O marketing pessoal pode ser um grande impulsionador e aliado do seu currículo quando o assunto é a procura ou disputa por vagas. Não tenha medo ou vergonha de divulgar o seu trabalho tanto pessoalmente, durante uma conversa por exemplo, quanto nas redes sociais e plataformas digitais, como alguns portfólios online. Divulgue fotos de projetos ou eventos em que esteve engajado, divulgue processos de realização vivenciados em vagas passadas, entre outras coisas. Construa um compilado comprobatório e visual dos seus melhores e maiores feitos durante sua vida acadêmica ou profissional até aquele momento.



O quanto esse conteúdo foi útil?

0 / 5. 0

Compartilhar essa matéria


Artigos relacionados

Onboarding e Offboarding: Você sabe o que são?

Onboarding e Offboarding: Você sabe o que são?

18/04/2022

O que são soft skills? Entenda esse conceito e saiba como elas impactam a produtividade de uma empresa!

O que são soft skills? Entenda esse conceito e saiba como elas impactam a produtividade de uma empresa!

02/01/2019

Você já ouviu falar em plano de sucessão organizacional? Sabe o que é e quais os objetivos desse processo? Descubra!

Você já ouviu falar em plano de sucessão organizacional? Sabe o que é e quais os objetivos desse processo? Descubra!

12/01/2019