Marketing Opus 02/12/2020

Saiba como melhorar o desempenho no trabalho

Em muitas empresas, pode parecer que tudo está normal. No entanto, os resultados seguem em caindo. Uma das razões para para isso é a queda do desempenho no trabalho pelos colaboradores. Encontrar as razões para esse gap de produtividade é a saída para fazer a empresa voltar a crescer. 

Existem muitas maneiras de investigar as razões para o lapso no desempenho no trabalho. Inicialmente, é importante avaliar os casos individualizados de cada colaborador e mudar as estratégias no sentido de compreender o colaborador e oferecer soluções. 

É sobre esse assunto que vamos abordar hoje. Acompanhe esse post e conheça as principais razões da queda no desempenho no trabalho e as soluções para esse problema. Confira!

Causas do baixo desempenho no trabalho

O baixo desempenho no trabalho pode ser gerado pela por um momento instável na vida pessoal do colaborador, pela política empresarial e por problemas com a liderança, entre outros motivos. É importante investigar essas causas com o objetivo de compreender o que está acontecendo. Vamos conhecer, a seguir, algumas causas da baixa do baixo desempenho no trabalho. 

Insatisfação com o cargo

Ocupar uma função na qual suas habilidades são totalmente desprezadas causa baixa no desempenho do colaborador. Isso porque a produtividade está relacionada com o seu nível de motivação.

Ou seja, se ele percebe que o cargo no qual ele trabalha exige pouco da sua capacidade criativa ou de outras habilidades que ele possui, ele vai achar aquela função pedante. 

Desgaste emocional

Mesmo que apresente vontade de trabalhar diariamente, muitas vezes, o colaborador pode se queixar de desgaste emocional. Geralmente, essa situação é causada porque ele deve estar enfrentando algum problema de ordem pessoal.

Seja por conta de algum desentendimento familiar ou outra situação, o colaborador acaba levando para a empresa aquele desgaste emocional. 

Treinamento inadequado

A baixa no desempenho também está relacionada com o nível de treinamento recebido pelo colaborador. Isso porque o treinamento garante segurança e performance nas tarefas.

Se o treinamento foi inadequado, o colaborador vai gastar mais tempo para terminar uma tarefa ou vai ter que realizar o retrabalho. Essas características acabam se convertendo em queda da produtividade. 

Como aumentar o desempenho no trabalho

O colaborador que tem baixa produtividade acaba influenciando negativamente os lucros da empresa. Nesse sentido, é importante investir em estratégias para aumentar o desempenho no trabalho. Vamos conhecer algumas a seguir!

Valorize os colaboradores

Valorizar os colaboradores é uma maneira de melhorar o desempenho daqueles que se sentem desmotivados. Nessa estratégia, é importante que a empresa tenha a postura de elogiar, ser gentil e agradecer os colaboradores pelas tarefas compridas. Assim, eles vão se sentir realmente importantes para empresa, o que aumenta o seu desempenho. 

Forneça treinamentos personalizados

Treinamentos são importantes, no entanto, dependendo da maneira que são organizados, eles podem não fomentar o desempenho no trabalho. Por exemplo, treinamentos que acabam ignorando as particularidades de cada colaborador tendem a ser treinamentos inadequados.

Nesse sentido, é fundamental e descobrir o potencial de cada colaborador e também as suas dificuldades, e com isso montar um treinamento capaz de atender a essas necessidades. 

Propicie momentos de relaxamento e descontração

Colaboradores que trabalham de forma tranquila e alegre tendem a aumentar o seu desempenho no trabalho. Nesse sentido, a empresa deve oferecer condições para que os colaboradores trabalhem com menos tensão e estresse.

Nesse contexto, vale a pena oferecer mais intervalos de descanso ou encontrar parcerias com empresas que estimulam atividades desestressantes e que trazem saúde, como aulas de ginástica e de dança. 

Essas foram algumas dicas de como aumentar o desempenho no trabalho. É importante destacar que essa capacidade é benéfica tanto para o colaborador quanto para empresa: o colaborador se sente mais satisfeito com seu desempenho pessoal e a empresa alcança resultados financeiros positivos. 

Quer receber diretamente em seu e-mail informações como essas? Assine a nossa newsletter!



O quanto esse conteúdo foi útil?

0 / 5. 0

Compartilhar essa matéria


Artigos relacionados

Consciência profissional: como desenvolvê-la no meu trabalho?

Consciência profissional: como desenvolvê-la no meu trabalho?

29/02/2020

5 PRINCIPAIS TENDÊNCIAS DO RH – PARTE II

5 PRINCIPAIS TENDÊNCIAS DO RH – PARTE II

28/10/2021

Você sabe o que é a Neuroliderança? Entenda como desenvolver e aplicar.

Você sabe o que é a Neuroliderança? Entenda como desenvolver e aplicar.

17/03/2021