Wladimir Martins 18/04/2022

Entenda a Análise de Perfil Comportamental

Analisar nossos comportamentos especifica quem somos em termos de ação e reação em atitudes cotidianas e nos mostra em quais campos, áreas ou situações poderíamos eventualmente exercer tarefas de forma mais produtiva e consequentemente gerar mais satisfação pessoal e resultados. A análise de perfil comportamental nada mais é do que uma estratégia criada sumariamente para desenvolver e potencializar um profissional. As principais etapas da construção de um perfil comportamental geralmente se dão pelos processos de: MAPEAR > IDENTIFICAR > ORIENTAR > DIRECIONAR.

 

Existem várias metodologias utilizadas para credibilizar uma análise de perfil comportamental coerente e eficaz, a metodologia escolhida Pela Opus Human é a teoria Disc, descoberta e desenvolvida pelo norte- americano William Moulton Marston, PHD em psicologia pela Harvard University e também um famoso criador de histórias em quadrinhos. A metodologia baseada na teoria Disc busca detectar as principais características comportamentais dos voluntários analisados apresentando a essas pessoas uma visão sobre elas mesmas antes desconhecida, colaborando para fortificar a autoestima, a autonomia e o autoconhecimento.

 

A definição da palavra Disc, que no inglês significa respectivamente Dominance; Influence; Steadiness; and Conscientiousness, se traduz para o português como Dominância, Influência, Estabilidade e Consciência.

Já sobre a ferramenta utilizada para trazer para a prática essa metodologia, temos a Personal Development Analysis, ou Análise de Desenvolvimento Pessoal, ou ainda como costumamos chamar: PDA.

 

A PDA é uma ferramenta disponibilizada online e que atua como principal instrumento viabilizador da metodologia Disc, desenvolvendo e implementando de forma tecnológica e inovadora estratégias e recursos facilitadores da gestão integral de competências e talentos. A ferramenta PDA age de forma simples e concisa e é cientificamente comprovada através de diversos estudos e pesquisas sobre psicologia comportamental. É através desta ferramenta que as carências e exageros comportamentais e de personalidade são avaliados e catalogados de acordo com determinadas compatibilidades para certas áreas, funções, tarefas, decisões, entre outros indicativos sociais. Os principais perfis comportamentais explorados através da ferramenta PDA e tendo como base os direcionamentos e categorizações da metodologia Disc se resumem em quatro principais eixos base: o Risco, a Extroversão, a Paciência e a Norma. 

 

Quando se trata do eixo do RISCO a definição que melhor o exprime, é como o próprio nome já cita; a enorme capacidade e facilidade de aceitar desafios e riscos na trajetória por alcançar seus objetivos, sendo assim são geralmente pessoas pouco cautelosas, pouco moderadas e pouco diplomáticas também, agindo muitas vezes por impulso. Já no eixo da EXTROVERSÃO percebemos indicativamente uma performance comportamental mais voltada aos relacionamentos interpessoais e ao nicho da comunicação diversa. São pessoas geralmente simpáticas, quase sempre persuasivas, bastante sociáveis e consequentemente amigáveis e influentes dentro do seu convívio social. No eixo da PACIÊNCIA o aspecto que mais se destaca é a consistência e priorização da qualidade, além é claro a paciência na execução de atividades e da compreensão acerca de atitudes adversas. São geralmente pessoas pouco diversas e pouco dinâmicas. Por fim, falaremos um pouco do eixo da NORMA que se sustenta sob a necessidade de harmonia, segurança e perfeccionismo. Pessoas que se encaixam no eixo das normas são pouco independentes, pouco persistentes e geralmente não buscam a liberdade como prioridade na vida. São altamente detalhistas e disciplinados com si próprios, além de exigentes e críticos.

 

O gestor de pessoas que consegue direcionar cada um de seus colaboradores para atuar potencializando seus atributos comportamentais dentro da empresa, vai observar como resultado um aumento da qualidade de vida dentro dessa mesma empresa, a solidificação da harmonia entre colaboradores independentemente da posição, o abandono da hierarquia opressora e da submissão velada e o dinamismo na resolução de problemas cotidianos, tornando a aplicação da estratégia um mecanismo essencial para o benefício coletivo e para alcançar os objetivos e resultados futuros.



O quanto esse conteúdo foi útil?

5 / 5. 1

Compartilhar essa matéria


Artigos relacionados

Como delegar tarefas de forma eficaz?

Como delegar tarefas de forma eficaz?

19/08/2021

Analisando Perfis Comportamentais de Personagens: Stranger Things

Analisando Perfis Comportamentais de Personagens: Stranger Things

27/09/2022

Saiba tudo sobre como funciona o processo de desenvolvimento de liderança

Saiba tudo sobre como funciona o processo de desenvolvimento de liderança

04/08/2020