Marketing Opus 21/07/2020

Por que o poder de autorreflexão é a chave para o sucesso profissional?

A autorreflexão é um convite para pensarmos sobre nossas atitudes e emoções ao longo da vida. É uma oportunidade para a autoavaliação a fim de melhorar os nossos pontos fracos e explorar ainda mais as virtudes.

Você já deve ter ouvido falar sobre a síndrome do impostor, por exemplo, que é quando não nos sentimos capazes o suficiente para desempenhar atividades mesmo quando somos excelentes naquilo. Ela pode ser desencadeada por uma série de fatores que só o autoconhecimento será capaz de identificar.

Quer saber mais como a autorreflexão é essencial para o seu sucesso profissional? Então confira o nosso post.

Como exercitar a autorreflexão no seu dia a dia?

A autorreflexão é a chave para o seu sucesso, não apenas profissional, mas também pessoal. Isso porque ela estimula o autoconhecimento, a autoavaliação e a consciência sobre si, fazendo com que você evolua em todos os aspectos e saia da zona de conforto.

O filósofo Immanuel Kant dizia que “o exterior, aquilo que nos rodeia, é na verdade o reflexo do interior”. Logo, se você acha que a sua vida está caótica ou as coisas não estão indo bem, talvez seja o momento de parar e refletir um pouco. Confira os tópicos abaixo e descubra algumas das questões que vão ajudá-lo na sua avaliação.

Quem é você?

Pode parecer uma pergunta boba, mas a verdade é que muitas pessoas não conseguem responder essa simples questão. Nós somos sugados pelas cobranças dos pais, professores, chefes, em relação aos caminhos que devemos seguir. Com isso, não é raro encontrarmos pessoas que nunca refletiram profundamente sobre a sua essência.

Quem é você além do nome, idade e profissão? Como você se descreveria? O que você mais gosta em si? Quais são as suas características que menos gosta? Pense com carinho em todas essas perguntas e responda. Se preferir, anote-as para poder revisitá-las sempre que necessário.

O que você deseja?

Você já parou para se perguntar o que realmente quer? A sociedade nos impõe muitas coisas, desde carreiras a serem seguidas e profissões mais tradicionais. Se você for mulher, tem também a cobrança pela maternidade e pelo casamento.

Está tudo bem você querer a mesma coisa que a maior parte das pessoas, desde que esse seja o seu desejo genuíno e que realmente preencha a sua vida com felicidades e realizações. Você tem o que deseja?

O que você queria ser quando criança?

Talvez já tenha cruzado com uma pergunta parecida com essa: a sua versão criação teria orgulho de você hoje? Quando mais novos, temos sonhos mirabolantes, como ser astronauta, jogador de futebol ou modelo. É claro que todos eles estão ao nosso alcance, mas se por acaso você não seguiu esses sonhos, a sua versão em miniatura estaria satisfeita com a maneira que seguiu a sua vida?

Você está satisfeito com a sua vida atual?

Você é feliz? Pode parecer uma pergunta boba também, mas às vezes esquecemos de pensar sobre isso. Você está satisfeito com os seus relacionamentos, conquistas financeiras, pessoais e profissionais? De novo aqui, a pergunta vai de encontro com as que fizemos anteriormente: você está fazendo aquilo que quer ou o que esperam de você?

O que você pode mudar hoje?

E, por fim, a pergunta da mudança: o que não está tão bom assim e você gostaria que fosse diferente? Um novo emprego? Uma casa maior? Uma reserva financeira? Pense em todos esses seus desejos e trace planos para eles. Há coisas que só nós podemos fazer pela gente e é importante tomar as rédeas de nossas vidas e tomar decisões que nos trarão benefícios.

Como você pôde perceber, a autorreflexão é uma habilidade que se desenvolve aos poucos, com prática, empenho e, principalmente, entrega. Se você se comprometer consigo mesmo, com certeza alcançará ótimos frutos na sua vida.

Aproveite também para ler o nosso post sobre como o autoconhecimento profissional pode alavancar a sua carreira!



O quanto esse conteúdo foi útil?

0 / 5. 0

Compartilhar essa matéria


Artigos relacionados

Você sabe quais são os benefícios de um diagnóstico de clima organizacional para a sua empresa? Descubra!

Você sabe quais são os benefícios de um diagnóstico de clima organizacional para a sua empresa? Descubra!

12/01/2019

Analisando perfis comportamentais de personagens da Disney

Analisando perfis comportamentais de personagens da Disney

25/07/2023

A CASA DE PAPEL, pressupostos comportamentais de uma equipe

A CASA DE PAPEL, pressupostos comportamentais de uma equipe

27/03/2018