Marketing Opus 12/06/2019

Dilemas: Quais são e quantos são os que interferem na sua vida pessoal e profissional?

Por Wladimir Martins

Uma linha tênue faz uma divisão entre a ficção e a realidade, assim em uma viagem extraordinária de pensamentos me fiz de coadjuvante na série DILEMA (Netflix), mas não por somente passar horas de entretenimento, mas sim para obter um grande e poderoso aprendizado. Em um movimento único, procurei buscar por provocações relativas as mudanças profundas e inerentes ao comportamento real.

Segundo o dicionário Dilema é:

Substantivo masculino

Filosofia

Raciocínio que parte de premissas contraditórias e mutuamente excludentes, mas que paradoxalmente terminam por fundamentar uma mesma conclusão [em um dilema, ocorre a necessidade de uma escolha entre alternativas opostas A e B, que resultará em uma conclusão ou consequência C, que deriva necessariamente tanto de A quanto de B.].

Por extensão

Necessidade de escolher entre duas saídas contraditórias e igualmente insatisfatórias.

A série Dilema, produz suspense em uma narrativa que vai além do submundo proeminente da dramaturgia. Tramas intrigantes em uma temporada nada previsível, quebram a sequência envolvente de personagens dispersos, mas de alguma forma em conexão a base central do contexto.

Narrativas com características fies as histórias criativas de mentes brilhantes, que nos fazem de certa forma viajar em um mundo irreal, tão controverso ao nosso, mas sim muito próximo ao cotidiano em que nos colocamos presentes.

Dilema apresenta uma narrativa casual, mas profunda, que nos faz pensar na relação dilema versus evolução do ser, de forma a introduzir uma análise cognitiva construtiva, quebrando assim crenças e paradigmas. Assim é preciso uma reflexão:

Qual preço você pagaria para obter o sucesso?

O que você abriria mão para obter os seus maiores desejos?

Este é um dilema que divide a mente da maioria das pessoas, e uma proximidade entre obter o sucesso e ser coerente na conduta, ou obter a realização de seus desejos, pode lhe colocar em uma situação difícil. Até onde você seria capaz de ir? Paira assim, duvidas cruéis e um movimento comportamental, usualmente executado por boa parte populacional.

Como encontrar a coerência entre o que posso e o que devo realizar em detrimento do sucesso? Ser subserviente de uma sociedade intolerante e nada benevolente, lhe parece ser algo coerente ou incoerente, um dilema nada fácil de se desvencilhar.

Como estes dilemas podem representar movimentos contundentes e profundos em uma vida nada peculiar, sem produzir interferências negativas e desgastantes energeticamente falando?

Dilemas são propositivas necessárias à nossa vida cotidiana, provinciana e nada convencional, porém se manipulados de forma coerente e eficaz, serão instrumentos eficientes e eficazes, então devo aqui fazer uma nova provocação!

Quanto custa uma decisão contraditória?

Será possível estabelecer um valor único para tal questão? Como estabelecer ações que sejam criteriosamente exequíveis e legais? A percepção é de que o menor movimento face a uma ação sem concretude, define e pode levar a resultados efetivamente ruins, estes serão minimamente pensamentos de uma estrutura racional e lógica.

Pensando de forma metafórica, sendo alusivo a série da Netflix, que traduz de forma constritora a dramaturgia televisiva, de nuances nada convencionais, esta demonstra que muitas vezes os dilemas são evidentes, mas nada previsíveis e muito menos coerentes em relação a lógica e a legalidade.

Como renunciar a valores existentes em uma sociedade cruel e nada benevolente, que somente identifica o sucesso, com muito dinheiro?

Será o dilema fonte da desconstrução dos valores?

O dinheiro pode de alguma forma movimentar a vida das pessoas ou manipular as mesmas?

No perceptivo, estabelecer o preço, a regra e a conduta, podem ser fatores nada convencionais, para quem quer ser coerente com suas próprias convicções.

Como estabelecer então uma dose equilibrada de decisões em relação aos seus dilemas?

Estabeleça uma relação equilibrada em suas decisões. Nada valerá a pena, se entrar em choque com sua conduta e com seus valores, apenas para obtenção do sucesso. As vezes recusar um movimento, pode lhe trazer uma vida toda de consciência tranquila.

Tenha em mente que uma atitude inadequada, pode lhe trazer consequências complexas e definitivas, produzindo assim efeitos maléficos para uma vida inteira, a qual será difícil reverter. O que lhe parece perda em um determinado momento, pode ser muitos ganhos em um breve futuro.

Não subverter as suas próprias convicções, me parece algo relevante e de movimentos profundos em meio ao paralelo corruptivo. Manter-se centrado e com foco, ainda tem grande relevância no mundo organizacional.

Verdadeiramente como você quer lidar com os seus dilemas? Passar por eles como um devastador, que não olha o que está a sua volta e muito menos as consequências?

Pense sempre na construção sólida e coerente, com uma visão privilegiada e estratégica, criando formas de como lidar de maneira lúcida e madura com os dilemas.

Proposições de uma vida cheia de dilemas, que com equilíbrio, serão coerentemente controlados de forma eficiente e eficaz, produzindo assim efeitos incríveis em nossos comportamentos, quer saber mais? Entre em contato conosco!

 



O quanto esse conteúdo foi útil?

0 / 5. 0

Compartilhar essa matéria


Artigos relacionados

Entenda o que é e como criar uma equipe de alta performance na sua empresa agora mesmo!

Entenda o que é e como criar uma equipe de alta performance na sua empresa agora mesmo!

29/01/2019

Controle emocional no trabalho: como um líder deve se comportar?

Controle emocional no trabalho: como um líder deve se comportar?

15/04/2020

Plano de Desenvolvimento Individual (PDI): por que é tão importante?

Plano de Desenvolvimento Individual (PDI): por que é tão importante?

29/04/2020