Marketing Opus 21/07/2020

Tipo de perfil comportamental: conheça os 4 principais

Para identificar o tipo de perfil comportamental dos seus colaboradores, você precisa analisar a postura adotada por cada um deles diante de determinados estímulos. Ou seja, é preciso compreender qual será a sua reação diante de uma determinada situação.

Acredite, a personalidade interfere muito na postura do indivíduo. Por outro lado, seu conhecimento e experiências profissionais também têm um impacto relevante nesse sentido.

Conhecer os principais tipos de perfil comportamental é essencial fazer uma análise entre os colaboradores da empresa, a fim de reduzir os índices de turnover, formar equipes mais fortalecidas e aumentar a motivação e a produtividade do negócio.

Quer saber quais são eles? Continue a leitura deste artigo até o final porque trouxemos informações relevantes sobre o assunto.

Quais os principais tipos de perfil comportamental?

A seguir, listamos os principais tipos de perfil comportamental para você conhecer. Acompanhe!

1. Arriscado

Devido ao seu elevado senso de competitividade, o executor costuma enfrentar os obstáculos com muita facilidade — particularmente, ele adora esse tipo de desafio. Embora seja bastante autoritário, o profissional com esse perfil comportamental é corajoso e defende o seu ponto de vista até o fim. Uma de suas principais características é a elevada autoconfiança, que o faz alcançar e até mesmo ultrapassar suas metas com mais facilidade.

2. Extrovertido

Carisma e poder de persuasão são características muito comuns do comunicador. Além disso, ele consegue ser muito otimista em relação aos resultados que a empresa deseja alcançar. O seu relacionamento com os demais colaboradores é sempre amigável — inclusive, é um grande influenciador de opiniões. Quando há conflitos, o comunicador costuma amenizar a situação para encontrar uma solução que seja benéfica para todos os envolvidos.

3. Paciente

O planejador apresenta um ritmo de trabalho constante e dificilmente entra em pânico, pois tem tudo friamente planejado — inclusive, situações que podem sair um pouco do seu controle. Por outro lado, esse profissional tem dificuldades para improvisar. Sendo assim, a inovação não é o seu ponto forte. Como ele gosta de ajudar as pessoas, o trabalho em equipe flui muito bem com esse profissional.

4. Normas

O analista é um profissional bastante preocupado com os resultados da empresa, além disso, ele é muito meticuloso e detalhista. Suas principais características são a organização e responsabilidade. Sendo assim, consegue passar bastante segurança aos gestores. Executar processos repetitivos e aperfeiçoar o fluxo de trabalho é uma das tarefas favoritas do analista, pois ele gosta de garantir que tudo será realizado da melhor maneira possível.

Como a empresa pode identificar tais perfis?

Para identificar o tipo de perfil comportamental de maneira simples, você precisa:

  • aplicar testes de comportamento;
  • fazer uma entrevista comportamental STAR (Situação, Tarefa, Ação e Resultado);
  • realizar uma análise comportamental PDA (Risco, Extroversão, Paciência e Normas);
  • observar as atitudes de seus colaboradores etc.

Agora você já sabe como identificar o tipo de perfil comportamental da sua equipe. Aproveite para colocar essas dicas em prática e direcionar seus colaboradores para as áreas que eles terão mais sucesso profissional. Além de otimizar os resultados da empresa, você também consegue motivá-los a sempre entregarem o melhor de si na rotina organizacional.

Gostou das nossas dicas?Então aproveite e curta a nossa fanpage no Facebook!



O quanto esse conteúdo foi útil?

0 / 5. 0

Compartilhar essa matéria


Artigos relacionados

Conheça as principais competências e habilidades de um líder

Conheça as principais competências e habilidades de um líder

07/02/2019

Onboarding e Offboarding: Você sabe o que são?

Onboarding e Offboarding: Você sabe o que são?

18/04/2022

Recrutamento exclusivo para pessoas negras

Recrutamento exclusivo para pessoas negras

27/09/2022