Wladimir Martins 12/05/2020

Descubra como criar um organização criativa por meio da inovação!

Organização criativa é um conjunto de práticas adotadas com foco em estimular a criatividade e a inovação no ambiente corporativo e é o primeiro passo para criar e manter líderes inovadores dentro da empresa.

Embora esse seja um conceito que, se aplicado de forma consistente, é capaz de garantir desde a melhoria da autoconfiança dos colaboradores e gestores, como também da maneira como a marca se posiciona no mercado, apenas organizar criativamente o ambiente não é suficiente.

É preciso que os líderes saibam como aplicar a sua competência criativa para criar uma organização realmente inovadora, de forma que isso ultrapasse as barreiras do ambiente de trabalho a alcance o consumidor. Como fazer isso na prática? Este post pode ajudar. confira!

Ambiente diferenciado para estimular a criatividade

A criatividade é o combustível que impulsiona a criação de boas ideias, beneficiando o crescimento da empresa de modo geral. É ela também a responsável por estimular o processo que leva à inovação. Para que isso aconteça, cada detalhe importa, a começar pelo ambiente de trabalho.

Um clima diferenciado inicia um processo mental e comportamental que leva o colaborador a conectar pontos aparentemente desconexos, mas que de alguma forma possam se complementar.

Investir em cores estimulantes combinado a um espaço relaxante e flexível pode ser um bom começo. A inovação em si, que seria basicamente a criação de algo totalmente novo, ainda não acontece nessa fase. No entanto, ela é primordial para as próximas etapas.

Treinamentos disruptivos para acelerar a inovação

Em seguida, quando o processo criativo já começou a agir em boa parte da equipe, começa o processo de inovação. Ele acontece quando saímos da etapa de conexão de coisas que já existem e que juntas se transformam em algo diferente, para o momento em que o novo surge e tem seu poder de impacto positivo muito forte dentro e fora da empresa.

Nesse ponto, é possível acelerar esse processo de inovação com a implementação de treinamentos disruptivos, ou seja, experiências que fujam da rotina e permitam que os participantes tenham voz ativa e autoconfiança para sugerir novas ideias.

O uso da tecnologia na organização criativa

Uma forma de melhorar ainda mais o processo de organização criativa dentro da empresa e que favorece tanto a atuação das equipes gestoras quanto das equipes operacionais é o uso da tecnologia.

Implementar e melhorar as ferramentas utilizadas pelos colaboradores, de forma que sua rotina seja otimizada, permite que essas pessoas possam utilizar seu tempo de forma mais produtiva e criativa, o que nos leva de volta ao primeiro momento listado neste post.

Esse ciclo de inovação faz com que as equipes estejam sempre prontas para sugerir novas ideias e melhorar as que já foram iniciadas. Permite também que até mesmo as questões pessoais, como as habilidades naturais de cada colaborador, sejam otimizadas, melhorando também a comunicação e a interação entre eles.

Novas empresas são abertas todos os dias e isso aumenta a competitividade. Quem quiser se diferenciar frente ao consumidor precisa se reinventar, e a organização criativa pode ajudar — e muito — nesse processo. Qual a sua escolha?

Se gostou dessas dicas, compartilhe o post nas redes sociais e nos ajude a espalhar essa ideia para um mundo mais criativo, inovador e (por que não?) feliz!



O quanto esse conteúdo foi útil?

0 / 5. 0

Compartilhar essa matéria


Artigos relacionados

Saiba como fazer um plano de carreira para ter sucesso profissional

Saiba como fazer um plano de carreira para ter sucesso profissional

25/03/2019

Guia completo para evitar a microgestão na sua empresa

Guia completo para evitar a microgestão na sua empresa

29/09/2019