Wladimir Martins 17/03/2021

Dicas infalíveis para te ajudar a conseguir aquela tão sonhada promoção no trabalho!

É bastante comum encontrarmos colaboradores que estão estagnados na mesma posição dentro da empresa por anos e anos sem nenhuma perspectiva de mudança de posição. Mas afinal, por que isso acontece e como reverter essa situação indesejada?

Dentro do contexto empresarial, nos deparamos constantemente com a competitividade entre os colaboradores ocupantes de diferentes cargos. Isso naturalmente acontece devido ao grande número de interessados por determinadas vagas e o limitado número dessas posições dentro de uma organização. Sendo assim, o nível de competição ao qual os colaboradores são submetidos é significativo, fazendo com que algumas estratégias, comportamentos e ações sejam adotadas por esses mesmos colaboradores para que o almejado cargo seja pleiteado.

Algumas pessoas, no entanto, acabam ficando para atrás na corrida pela vaga dos sonhos e se veem engessadas e paralisadas numa mesma função por vários anos de colaboração dentro da empresa. Isso pode acontece por vários motivos, entre eles, a falta de engajamento, a apatia, a fraca iniciativa e o pobre exercício da proatividade na atuação da função já ocupada por esse colaborador.

Muitas vezes, por já estarmos ocupando o mesmo cargo a algum tempo, as nossas funções e atividades diárias acabam entrando no modo automático e nos esquecemos de fazer o possível para buscar trazer inovação e criatividade para o nosso dia-a-dia no trabalho. É quando isso acontece que acabamos por procrastinar atividades sem urgência, reduzir a qualidade da produtividade, nos acomodarmos sob as mesmas tarefas diárias e até sabotarmos nosso próprio desempenho evitando algumas ações e tomadas de decisão.

Além disso, é extremamente importante que tentemos nos concentrar em não apenas realizar aquilo que nos foi solicitado, mas buscar entregar além do esperado pelo nosso superior, iluminando a nossa performance e fazendo com que sejamos notados de forma positiva pela gerência. Buscar novas atividades para se encarregar, ficar até um pouco mais tarde se dedicando a algum projeto e procurar realizar melhorias na sua área sempre serão atitudes reconhecidas e elogiadas por seus superiores independente da companhia ou função.

Ter plena consciência do cargo desejado e suas respectivas obrigações também é estratégia imprescindível na busca pela vaga, visto que desta maneira você estará plenamente ciente de todos os caminhos que precise trilhar para ser considerado apto a ocupar a posição. Se colocar apar das atitudes necessárias e do perfil comportamental mais requisitado ao indivíduo que futuramente ocupar essa vaga também é uma tática que pode trazer benefícios para o colaborador interessado na promoção, afinal, nada melhor do que demonstrar 100% de preparação, dedicação e interesse no convívio com seus colegas de posição e superiores. Procurar sempre ter paciências, bom senso e ética dentro do âmbito organizacional também são passos importantes na trajetória de qualquer colaborador candidato a uma promoção. Trabalhar para proporcionar a máxima otimização das funções e recursos de sua responsabilidade lhe fornecerá novas oportunidades e desafios.

Focar principalmente em aumentar sua produtividade de forma saudável e colaborativa e consequentemente a entrega de resultados também é atitude essencial para alcançar o reconhecimento e ser notado pela gestão de equipes. Não podemos deixar de mencionar a importância do aproveitamento de feedbacks ao longo dos anos trabalhados. Saber aprender com os erros para crescer dentro da empresa não só é um caminho que irrevogavelmente te levará a evoluir e a alcançar posições de destaque dentro do quadro de colaboradores, como também denota um perfil de funcionário extremamente atento e disposto a corrigir-se e a transformar suas próprias falhas em aprendizado.

Humildade e vulnerabilidade são peças chaves para um perfil de destaque entre os mais atraentes a ocupar vagas de liderança. Resumidamente, o quanto de dedicação reflete no seu desempenho e o quanto você deposita de engajamento diariamente no exercício das suas funções é o que de fato te levará a ser considerado uma boa opção de colaborador a receber uma promoção dentro da empresa.



O quanto esse conteúdo foi útil?

0 / 5. 0

Compartilhar essa matéria


Artigos relacionados

Quer saber como potencializar a criatividade e inovação dentro da empresa? Leia e descubra!

Quer saber como potencializar a criatividade e inovação dentro da empresa? Leia e descubra!

29/01/2019

Veja o que é escuta ativa e como melhora as relações interpessoais

Veja o que é escuta ativa e como melhora as relações interpessoais

28/05/2020

Entenda o que é mentoria profissional e quais os benefícios que esse processo gera para a sua carreira!

Entenda o que é mentoria profissional e quais os benefícios que esse processo gera para a sua carreira!

13/01/2019