Marketing Opus 11/01/2019

Você sabe qual o seu tipo de liderança? Leia o nosso artigo e descubra um pouco mais sobre esse assunto!

Identifique o seu estilo de liderança por meio da análise comportamental

Você já parou para pensar que, como líder, você influencia diretamente nos resultados gerados pela sua equipe? É por isso que é tão importante buscar o desenvolvimento contínuo e inovar nas formas de motivar e engajar o time, encontrando estratégias mais adequadas à realidade da empresa e necessidades dos colaboradores.

É aí que entra o conceito de liderança. Ele não é homogêneo e nem existe um consenso absoluto sobre qual a melhor forma de liderar um time. Porém, entender qual o seu estilo de liderança e descobrir a melhor forma de colocar os seus pontos fortes em prática é essencial para que a equipe gere mais e melhores resultados.

Quer saber como descobrir o seu estilo de liderança por meio da análise comportamental? Então continue a leitura agora mesmo!

Os principais estilos de liderança

As pessoas são diferentes entre si e, por isso, quando se tornam líderes, também apresentam características distintas umas das outras. Entretanto, existem alguns perfis que predominam na população. Descubra agora alguns deles!

Liderança autocrática

Esse tipo de liderança é bastante centralizadora, sendo que todas as decisões são tomadas pelo líder, sem participação do resto da equipe. O time de colaboradores deve receber ordens e gerar os resultados esperados. Nesse contexto, as decisões são tomadas rapidamente e há um maior controle de todos os processos. Por outro lado, os colaboradores podem se sentir insatisfeitos devido à baixa autonomia e, o líder, sobrecarregado.

Liderança liberal

Esse tipo de liderança é aquele apresentado por gestores que deixam as decisões mais concentradas nas mãos dos colaboradores. Eles têm autonomia para decidir qual a melhor forma de conduzir os processos e gerar os resultados esperados.

Por um lado, os colaboradores se tornam mais autônomos e, por isso, podem se sentir mais satisfeitos. Por outro, é possível que esse tipo de liderança deixe a equipe livre demais e, com isso, os resultados não sejam os esperados.

Liderança democrática

O líder que possui uma liderança democrática é o responsável pela tomada de decisão final. Mas ele apenas faz isso após consultar os colaboradores e levar em conta todos os pontos de vista. Ele atua mais como um facilitador e mediador de conflitos, dando orientações e auxiliando na resolução de impasses dentro da equipe.

Liderança situacional

Esse tipo de líder não possui um estilo de comportamento fixo. Ao contrário, ele é capaz de identificar as demandas de cada um dos colaboradores e adaptar as ações de acordo com o que trará melhores resultados para o time.

Portanto, ele centraliza as decisões quando necessário, mas sabe identificar o melhor momento para deixar os colaboradores livres na tomada de decisões. Também oferece orientações e dá apoio à equipe como um todo.

Como a análise comportamental ajuda a identificar o seu estilo de liderança

Agora que você já sabe quais são os principais estilos de liderança, é importante entender qual o predominante em você. Dessa forma, é possível desenvolver o próprio autoconhecimento e ser capaz de identificar os seus pontos fortes e fracos como líder, buscando formas de se desenvolver.

Para isso, a análise comportamental se revela uma forte aliada. Ela é uma metodologia embasada cientificamente que auxilia na identificação dos seus principais padrões de comportamento. A partir da análise comportamental, você consegue identificar não apenas o seu estilo de liderança, mas as suas competências profissionais como um todo.

Portanto, entender qual o seu estilo de liderança é extremamente importante para motivar a equipe e fazer com que os colaboradores gerem os melhores resultados. Para isso, a análise comportamental se apresenta como ótima ferramenta, sendo que você pode buscar uma consultoria que ofereça esse tipo de serviço.

Então, aproveite para entrar em contato com a Opus Human agora mesmo e descubra todas as nossas soluções nesse aspecto!



O quanto esse conteúdo foi útil?

0 / 5. 0

Compartilhar essa matéria


Artigos relacionados

Como desenvolver o autoconhecimento emocional em um papel de liderança?

Como desenvolver o autoconhecimento emocional em um papel de liderança?

15/04/2020

Você já ouviu falar em hard e soft skills? Ambas devem ser analisadas em seus processos seletivos. Descubra agora o que significam esses termos!

Você já ouviu falar em hard e soft skills? Ambas devem ser analisadas em seus processos seletivos. Descubra agora o que significam esses termos!

11/01/2019

As novas gerações estão invadindo o mercado de trabalho. Descubra como evitar o conflito geracional de dentro da sua empresa agora mesmo!

As novas gerações estão invadindo o mercado de trabalho. Descubra como evitar o conflito geracional de dentro da sua empresa agora mesmo!

02/01/2019