Wladimir Martins 26/05/2021

Os 4 Pilares do Alto Desempenho.

Você em algum momento já se viu preso a uma mesma função no trabalho como se estivesse estagnado naquela posição? Parece que a sua vida profissional congelou e você não sente que está caminhando, evoluindo ou sequer sendo percebido dentro da empresa por seus superiores. Saber como potencializar e impulsionar o seu desempenho dentro da sua função pode mudar totalmente o cenário profissional enfrentado por você. Você sabe quais são os quatro principais pilares do alto desempenho? Não se preocupa que a gente vai te contar tudo!

Dentro de qualquer empresa e exercendo qualquer função que seja, é imprescindível não apenas para os resultados finais esperados por seus superiores, como principalmente para o seu próprio sucesso pessoal e profissional, que você esteja constantemente aprimorando e aprofundando seu conhecimento e habilidades sobre a área trabalhada. Os passos do alto desempenho nada mais são do que algumas habilidades básicas que podem até ser difíceis de ser aplicadas na prática, mas que conseguem facilmente te levar a alcançar uma posição de maior destaque dentro do seu nicho. O primeiro pilar a ser considerado é a Motivação.

A motivação é corriqueiramente subestimada e ignorada por muitos colaboradores que não conseguem perceber o quanto ela é essencial para a progressão e crescimento saudável de uma carreira profissional. Esforçar-se para se manter motivado na maioria das situações, inclusive nas mais negativas e frustrantes, é com certeza um pilar importantíssimo na busca pelo alto desempenho. Quando um colaborador se demonstra motivado em contraposição a outros colegas desmotivados, perante a mesma tarefa ou projeto, isso com certeza será visto com outros olhos pela liderança e pode apostar que o retorno será positivo. O segundo pilar a ser citado é o Planejamento.

Planejar-se constitui implicitamente organizar-se de forma objetiva mantendo sempre em foco as metas e seus meios de serem alcançadas. Um colaborador organizado possui sempre um planejamento claro não apenas de tarefas futuras, mas também de projetos passados e afazeres atuais, unindo todos os resultados em um compilado de aprendizados e experiências. O colaborador que demonstrar tais habilidades se perceberá sem demora sendo mais prático e ágil para realizar as atividades cotidianas respectivas, se tornando aos olhos dos líderes um funcionário mais bem preparado e mais engajado. O terceiro pilar é a Comunicação.

Não há como conceber uma vida bem sucedida dentro de qualquer profissão sem citar a comunicação efetiva como pilar sustentador. Buscar sempre comunicar-se de forma clara e objetiva, expondo sempre o seu ponto de vista e sabendo dar e receber feedbacks é prática irrevogável do alto desempenho. Saber o momento certo para registrar críticas e o fazer de forma construtiva, além de estar aberto a receber humildemente o ponto de vista de terceiros sobre suas atividades, é o combo necessário para transformar a comunicação que você tem praticado.

O último pilar, mas não menos importante é o Trabalho em Equipe. Não existe sucesso algum que dependa única e exclusivamente de apenas um colaborador. Saber trabalhar em coletividade, ajustando dificuldades que alguns possuam e evidenciando possíveis talentos e habilidades favoráveis, é uma necessidade não apenas da liderança, mas de todos os colaboradores participantes. Afinal, saber elogiar e reconhecer no outro suas características e técnicas positivas, contribui para a harmonia do clima organizacional e para alimentar a confiança e a parceria.



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