Marketing Opus 29/01/2019

Descubra em nosso artigo os benefícios que uma pesquisa de clima organizacional pode trazer para o desempenho dos colaboradores da sua empresa. Confira!

Como aumentar a produtividade com pesquisa de clima organizacional?

Descobrir como aumentar produtividade da empresa, mantendo os colaboradores engajados e motivados, é o objetivo — e também um dos principais desafios — de organizações dos mais diversos segmentos de mercado.

Nesse cenário, a pesquisa de clima organizacional surge como uma solução bastante eficaz para driblar essa questão e garantir a criação de processos corporativos cada vez mais eficientes.

Quer saber mais sobre o assunto e conhecer os benefícios que esse recurso pode trazer para os seus negócios? Então, continue a leitura deste conteúdo que preparamos para você!

O que é a pesquisa de clima organizacional?

Bastante utilizada pelos departamentos de recursos humanos (RH) das empresas, a pesquisa de clima organizacional é uma metodologia que tem o objetivo de avaliar a percepção dos colaboradores com relação à empresa em que trabalham.

Por meio da aplicação de questionários e formulários com questões abertas ou de múltipla escolha, cada colaborador tem a oportunidade de refletir sobre o seu dia a dia de trabalho e apontar pontos positivos ou de descontentamento, além de apresentar sugestões para melhorar o ambiente corporativo.

Dessa forma, é possível investir em ações que contribuam com a criação de um espaço de convivência saudável e harmonioso, influenciando diretamente na satisfação das equipes e, consequentemente, no aumento da produtividade e na conquista de melhores resultados.

Como essa ferramenta pode ajudar a aumentar a produtividade das equipes?

Agora que você já sabe o que é uma pesquisa de clima organizacional e quais os objetivos desse recurso para uma boa gestão de pessoas, vamos listar algumas das principais vantagens que ela pode trazer.

Mapeamento de problemas e criação de soluções eficazes

Como já apontamos nos parágrafos acima, um dos principais pontos da pesquisa de clima organizacional é identificar as práticas ou rotinas que geram descontentamento e podem atrapalhar o desempenho dos colaboradores em seu dia a dia de trabalho.

E, uma vez conhecidos os problemas, é possível elaborar as soluções mais cabíveis a cada caso, alinhando as expectativas da empresa com as demandas do time de colaboradores para chegar a um equilíbrio que promova um ambiente de boa convivência e cooperação.

Retenção das equipes e atração de novos talentos

Quando os colaboradores sentem que a empresa valoriza as suas opiniões e responde às suas necessidades de forma positiva, a participação nos projetos corporativos aumenta, assim como a satisfação na realização do trabalho, garantindo a permanência desses indivíduos em suas funções.

Por outro lado, para quem está buscando novas oportunidades no mercado, uma empresa com um bom clima organizacional é extremamente atrativa, fazendo com que profissionais altamente qualificados manifestem o desejo de fazer parte dessa equipe de sucesso.

Melhora no relacionamento da empresa com seus colaboradores

Por fim, por meio dos resultados da pesquisa, a empresa pode estabelecer uma comunicação mais transparente com as suas equipes, criando um espaço de diálogo e compartilhamento de informações que, certamente, vai contribuir com a melhoria dos processos corporativos.

Aqui, cabe ao RH fazer a ponte entre colaboradores e gestores, de forma que todos possam manifestar suas opiniões de uma maneira organizada e objetiva, fortalecendo o relacionamento entre os diferentes departamentos da corporação e enriquecendo a performance de todos os times.

Agora que você já sabe como aumentar produtividade, é importante ressaltar que, para que esse objetivo seja alcançado, é essencial contar com o apoio de especialistas na área de gestão de pessoas, para que a pesquisa seja aplicada com sucesso e os dados obtidos sejam bem utilizados, contribuindo para o estabelecimento duradouro de um bom clima organizacional, harmonioso e tranquilo.

Como é possível perceber, a pesquisa de clima organizacional pode ser uma ferramenta poderosa para garantir resultados ainda melhores para a sua empresa. E se você gostou do nosso artigo e quer conferir outros conteúdos como este, não deixe de acompanhar as nossas publicações nas redes sociais. Estamos no LinkedIn, no Facebook e no Instagram!



O quanto esse conteúdo foi útil?

0 / 5. 0

Compartilhar essa matéria


Artigos relacionados

Mentoria reversa e geração do milênio: por que sua empresa precisa disso?

Mentoria reversa e geração do milênio: por que sua empresa precisa disso?

29/03/2020

5 PRINCIPAIS TENDÊNCIAS DO RH – PARTE II

5 PRINCIPAIS TENDÊNCIAS DO RH – PARTE II

28/10/2021