Wladimir Martins 04/08/2020

[maio/20] Saiba como desenvolver inteligência emocional agora mesmo!

Inteligência emocional nada mais é que a capacidade de conseguir identificar nossas próprias emoções e geri-las adequadamente de acordo com cada situação, tanto em nossos relacionamentos quanto dentro de nós mesmos. Ter esse controle especialmente em tempos de crise é fundamental para que você possa dosar suas reações e melhorar a sua tomada de decisão, seja na vida pessoal, seja na vida profissional.

A inteligência emocional permite que você use as suas emoções de forma positiva. Quando você sabe o que sente, consegue ser empático e solucionar um problema da melhor maneira possível.

Quer aprender a desenvolver a inteligência emocional no seu dia a dia? Então continue a leitura deste artigo até o final e fique por dentro do assunto!

Tenha autoconfiança

A autoconfiança trabalhará seus pontos fortes e fracos, a fim de aprimorá-los e modificá-los conforme as suas necessidades e objetivos. Lembre-se de que você tem um potencial enorme, mesmo acreditando que não tem competência para superar certos obstáculos. Trabalhar a autoconfiança ajuda você a eliminar esses medos que só fazem perder ótimas oportunidades.

Quanto mais você fortalecer essa ideia de que tem potencial para alcançar seus objetivos, será muito mais fácil gerenciar os momentos de crise e superar as dificuldades. A autoconfiança ajudará você a melhorar a sua qualidade de vida e, inclusive, alavancar a sua carreira.

Busque o domínio das emoções

 O calor da emoção faz com que as pessoas cometam erros devido a ações precipitadas. Isso acontece porque quando as emoções estão à flor da pele, fica difícil separar a ação da emoção — e quem nunca passou por isso, não é mesmo?

Embora o fato de agir sem pensar seja uma reação natural do ser humano, é preciso reconhecer que ações impulsivas podem abalar tanto as relações pessoais quanto profissionais. Além disso, podem acarretar em transtornos difíceis de serem contornados.

Sendo assim, é de suma importância que você domine suas emoções antes de falar alguma coisa e, principalmente, antes de tomar decisões.

Pratique o autocontrole

É muito importante saber identificar alguns sinais que indicam que uma crise emocional está prestes a começar. Isso geralmente acontece quando você se depara com uma situação desconfortável, que o deixa muito ansioso ou nervoso. Quando isso acontece, é fundamental saber praticar o autocontrole para ter o domínio da situação.

Policie-se para não perder o controle das suas ações e palavras, pois as consequências podem ser frustrantes, principalmente se você ocupa um cargo de chefia.

Tenha empatia

Ser empático significa importar-se com o sentimento alheio. Sendo assim, ao expressar sua opinião sobre qualquer assunto é importante considerar como a pessoa que receberá a mensagem se sentirá com a sua informação. Coloque-se no lugar dela, compreendendo as suas emoções como se fossem vivenciadas por você.

Percebeu como desenvolver a inteligência emocional é importante? Essa habilidade é indispensável dentro de um ambiente organizacional, uma vez que é preciso lidar com pessoas de diferentes personalidades o tempo todo. Coloque essas dicas em prática e melhore seu relacionamento com seus colegas de trabalho!

Para ter acesso a mais informações relevantes como estas, basta assinar a nossa newsletter e receber nossas novidades no seu e-mail!



O quanto esse conteúdo foi útil?

0 / 5. 0

Compartilhar essa matéria


Artigos relacionados

Entenda como e por que fazer a análise comportamental da equipe

Entenda como e por que fazer a análise comportamental da equipe

05/02/2019

Você sabe quais habilidades são necessárias para se desenvolver a alta performance profissional? Leia o artigo e confira!

Você sabe quais habilidades são necessárias para se desenvolver a alta performance profissional? Leia o artigo e confira!

29/01/2019

Você Acredita em Intuição?

Você Acredita em Intuição?

28/03/2016