Wladimir Martins 15/04/2020

Controle emocional no trabalho: como um líder deve se comportar?

O controle emocional no trabalho é muito importante para todos os colaboradores, porém, as pessoas esperam ainda mais dos líderes. O líder deve manter um padrão de comportamento mais alto e se comportar de uma maneira que mereça respeito dos liderados.

Quando falamos controle emocional, estamos nos referindo à habilidade de manter a postura e a confiança mesmo em um ambiente de conflitos e dificuldades. Essa habilidade demonstra que a pessoa tem plena consciência de seus sentimentos, emoções e sabe como reagir a determinadas situações ao seu redor, principalmente aquelas que lhe trazem problemas.

Neste artigo, vamos trazer algumas dicas de como o líder pode melhorar o controle emocional no ambiente de trabalho. Acompanhe nossas sugestões!

Saiba reconhecer conflitos

Na relação entre muitas pessoas, há sempre o risco de que os conflitos atrapalhem ou prejudiquem a eficiência e a produtividade. A habilidade de reconhecer esses problemas é importantíssima, pois quanto mais cedo eles são notados, mais fácil é tomar atitudes para solucioná-los.

Esses conflitos podem ser percebidos nas mudanças sutis no comportamento usual de seus colaboradores. A expressão corporal também pode indicar que algo está errado, assim como semblantes fechados ou olhares dispersos.

Compreenda a natureza dos conflitos

Outro ponto importante é saber compreender a natureza dos conflitos. Eles podem ter origem no comportamento do colaborador, nas condições de trabalho ou em outros fatores. Compreendendo o verdadeiro motivo, é preciso buscar soluções para as desavenças.

Aprenda a levar uma solução rápida e justa

Com essa habilidade, os líderes conseguem agir rapidamente para diminuir os efeitos das divergências que surjam entre colaboradores. É preciso tomar cuidado para que a solução seja rápida e, ao mesmo tempo justa. Ao resolver a dificuldade, o líder ganha a admiração dos liderados, o que é importante para a continuidade do relacionamento.

Comunique-se diretamente com os liderados

Uma comunicação eficiente é determinante para uma relação saudável no ambiente de trabalho. Para que isso ocorra, você deve se comunicar diretamente com os liderados, pois isso passa proximidade e demonstra que eles são importantes. Quando o processo comunicacional não é direto, corre-se o risco de as informações serem passadas de forma errada, prejudicando a produtividade e o relacionamento.

Seja resiliente

A resiliência no ambiente de trabalho garante que a pessoa não se desespere nos momentos de tensão e desespero. Uma pessoa resiliente desafia a situação e aprende com os erros cometidos. Um líder com essa característica é capaz de trabalhar sob pressão e de se perseverar diante dos problemas, influenciando os colaboradores a terem a mesma atitude do que ele.

Essas são algumas atitudes que contribuem para a manutenção do controle emocional no trabalho. Lembre-se de que ao pensar em um líder, os colaboradores buscam alguém que nunca deixa seu temperamento sair de controle, independentemente dos problemas enfrentados, e alguém que ouça a equipe e seja fácil de conversar, ou seja, alguém com alto grau de inteligência emocional.

Gostou deste conteúdo? Então, aproveite para ler outro artigo do nosso blog que trata sobre o papel de uma mentoria profissional!



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