Wladimir Martins 05/07/2022

Capacitação para Alta Liderança

O potencial dos colaboradores de uma empresa é essencial para que ela cresça e se destaque no mercado, alcançando suas metas e expandindo também seus objetivos. Boas lideranças são benéficas e fundamentais para a organização. No entanto, nem todos os funcionários têm as habilidades e competências necessárias para compor cargos de alta liderança, é aí que surge a necessidade do chamado “treinamento de liderança”.
Promover funcionários para cargos de lideranças, sem que eles sejam aptos o suficiente para geri-los, pode ser bastante prejudicial à empresa e resultar em quedas no seu desenvolvimento. Com o treinamento de liderança a empresa entende que está buscando aperfeiçoar suas capacidades e obter sucesso no mercado.
O treinamento de liderança consiste em ajudar os colaboradores a identificar suas presentes habilidades, a ausência delas e, principalmente, entender o papel de um líder, as tarefas envolvidas e o que é necessário para ser um bom gestor. A prática é fundamental para formar futuros líderes, bem como melhorar o rendimento e atualizar os líderes já existentes na organização.
Investir na capacitação dos funcionários e no treinamento de lideranças é importante para:

Aumentar a produtividade – com bons líderes, notavelmente haverá um aumento na força de trabalho da equipe, gerando mais produtividade, já que eles ajudam os funcionários a alcançarem suas metas e a desempenharem suas funções acima das expectativas da organização.
Desenvolver inteligência emocional – a inteligência emocional é de suma importância para um grande líder, compreender e controlar as emoções diante dos desafios e quaisquer outras situações nos ajudam a sermos mais eficientes, além de desenvolvermos certos valores como a empatia e a resiliência. O treinamento de liderança pode resultar em líderes habilidosos no que se refere à arte de gerir pessoas.
Incentivar os demais funcionários – líderes são agentes pelos quais os colaboradores e demais funcionários recorrem em busca de orientação, eles precisam se comunicar bem para incentivar e inspirar os colegas. Sem o treinamento adequado de liderança, os coordenadores e líderes não conseguirão atender a demanda da equipe e consequentemente gerar novas oportunidades.
Promover uma gestão de riscos eficiente – dentro da organização e na realização de qualquer negócio ou atividade, o fator risco sempre estará presente, portanto, é fundamental treinar os líderes atuais e até futuros para alcançarem uma boa gestão de risco. Com isso, eles terão uma visão estratégica do negócio e desenvolverão habilidades suficientes para gerir riscos, agregando valor ao negócio.
Possibilitar uma adaptabilidade às mudanças – o mercado de trabalho e ambiente de negócio está em constante mudança e, por esse motivo, os líderes precisam ser capazes de reconhecê-las e se adaptar a elas. Com treinamento adequado, os funcionários passarão a tomar decisões melhores, mais precisas e eficazes à organização.
Liderança de projetos – o treinamento de liderança contribui para a execução plena de determinado projeto, sem o conhecimento adequado e uma boa estratégia de liderança, os líderes sentirão dificuldades para gerir sua equipe, especialmente diante de uma demanda que exige mais esforço e responsabilidade.

O estado da organização está extremamente relacionado à capacidade de seus colaboradores. Investir no treinamento de líderes ampliará os resultados da empresa, garantindo uma inovação nos processos operacionais e a tornando destaque no mercado.



O quanto esse conteúdo foi útil?

0 / 5. 0

Compartilhar essa matéria


Artigos relacionados

Plano de Desenvolvimento Individual (PDI): por que é tão importante?

Plano de Desenvolvimento Individual (PDI): por que é tão importante?

29/04/2020

Série “Mulheres de Personalidade”: Analisando o perfil comportamental de Hermione Granger

Série “Mulheres de Personalidade”: Analisando o perfil comportamental de Hermione Granger

17/04/2024

Entenda o caso “Mc Picanha” e como ele se relaciona com uma gestão negligente

Entenda o caso “Mc Picanha” e como ele se relaciona com uma gestão negligente

07/06/2022