Marketing Opus 10/01/2019

Você sabe o que são perfis comportamentais e quais combinam com alguns cargos? Veja agora!

Fique por dentro dos perfis comportamentais mais comuns nas empresas

Estudar os perfis comportamentais dos colaboradores é um desafio entre os gestores, porém essa ferramenta é muito importante para as estratégias empresariais. Você sabe identificar os da sua equipe?

Entendemos que as pessoas são diferentes. Juntos, todos com as suas particularidades, formam um grupo de bons profissionais, mas compreender essas faces e agir com cada uma delas de acordo com seu desempenho pode alavancar a produtividade de todos, além de reduzir as taxas de turnover e formar times fortes.

Continue a leitura e saiba mais sobre os principais perfis comportamentais para identificar e trabalhar na sua equipe.

Perfil de EXTROVERSÃO

Como o próprio nome já menciona, esse perfil apresenta facilidade em se comunicar. É aquele tipo de profissional que se dá bem em vendas, por exemplo, pois usa técnicas de persuasão e conversação adequadas para atrair os clientes. Geralmente, esses colaboradores são otimistas e motivados e tendem a se relacionar com os colegas com mais facilidade.

Na hora da contratação, por exemplo, esse perfil é fácil de identificar, uma vez que não terá problemas em se comunicar na entrevista individual e nas dinâmicas em grupo.

Essas pessoas se dão bem ao exercerem atividades práticas e com pouca rotina. São, em sua maioria, prestativos e criativos, podendo trazer ótimas ideias para a organização.

Pense nesse tipo de comportamento se tem como objetivo reduzir a taxa de turnover, uma vez que sempre motivados e com objetivos alcançados eles estarão satisfeitos em suas tarefas.

Perfil de NORMAS

Geralmente são pessoas calmas, por vezes sérias e discretas. A comunicação em grupo pode ser reduzida por conta dos seus comportamentos retraídos, mas são muito inteligentes.

São centradas e detalhistas e você pode contar com esse perfil para desempenhar atividades de grande responsabilidade, uma vez que são organizados e conscientes.

Além disso, eles se dão bem com métodos de trabalho e orientações sobre quais ações devem tomar no dia a dia: seguirão à risca.

Está precisando analisar dados? Conte com o analista para ajudá-lo. A necessidade atual é especializar alguém em alguma área da organização? É o profissional perfeito nisso, pois são dedicados e curiosos e vão mostrar o seu melhor buscando a excelência em resultados.

Perfil de RISCO

Sabe aquele empregado que é o líder do grupo mesmo sem ter, de fato, essa função? Assim é o comportamento do executor.

Do mesmo modo que os comunicadores, eles são dinâmicos e otimistas, sem medo de riscos, e fazem o seu melhor em busca de atingir resultados, levando os demais colegas junto.

Se em algum momento de trabalho houver uma competição entre os times ou metas a serem alcançadas, saiba que o executor vai se sentir motivado e fará o seu melhor para ganhar.

Esses perfis comportamentais também têm características dos analistas ao serem determinados e perseverantes.

Perfil de PACIÊNCIA

Calmos, confiáveis e propensos a resolver conflitos, assim são os planejadores. Como o próprio nome já menciona, esse profissional tende a ser muito organizado, por isso dificilmente entra em pânico.

Porém, tende a ser procrastinador por não se preocupar tanto com a urgência de entregas. Seguem conforme o planejado, mas nem sempre alcançam os objetivos esperados.

Fora isso, se dão muito bem em grupo e costumam ajudar os colegas a se organizarem também, com paciência e dedicação.

Nem sempre um colaborador vai ter uma única característica, mas normalmente um desses perfis comportamentais se sobressai e você pode realizar alguns testes a fim de identificar o time atual e os próximos talentos da sua empresa. São eles:

  • aplicando testes de comportamento;
  • usando metodologias como STAR, DISC ou LABEL;
  • observando o grupo;
  • realizando treinamentos específicos para o tema.

Quer desenvolver o seu perfil e o da equipe buscando melhores resultados de forma efetiva? Entre em contato conosco e saiba como podemos ajudar.



O quanto esse conteúdo foi útil?

0 / 5. 0

Compartilhar essa matéria


Artigos relacionados

Você sabe o que é CRINGE? Entenda as principais diferenças entre gerações.

Você sabe o que é CRINGE? Entenda as principais diferenças entre gerações.

20/10/2021

4 vantagens do EAD que você deve levar em consideração

4 vantagens do EAD que você deve levar em consideração

02/10/2020

5 técnicas essenciais de como motivar pessoas

5 técnicas essenciais de como motivar pessoas

02/10/2020