Marketing Opus 02/01/2019

As novas gerações estão invadindo o mercado de trabalho. Descubra como evitar o conflito geracional de dentro da sua empresa agora mesmo!

Diferentes gerações no ambiente de trabalho: como lidar com elas?

As novas gerações estão cada vez mais inseridas no mercado de trabalho. Porém, essas pessoas já nasceram em meio à tecnologia e internet, apresentando perfis e formas de trabalho muito diferentes das gerações anteriores. Tudo isso pode caminhar para um grande conflito geracional dentro das empresas, principalmente quando jovens se tornam chefes de quem já estava lá há mais tempo.

Porém, essa diversidade é capaz de potencializar os resultados do negócio devido à troca de conhecimentos e informações entre pessoas muito diferentes entre si.

Quer saber como transformar o conflito em potencial dentro da sua empresa? Então leia este artigo e descubra dicas para lidar com as diferentes gerações no ambiente de trabalho!

Invista na mentoria reversa

Você já ouviu falar do processo de mentoria, quando um colaborador que já está na empresa há mais tempo compartilha os conhecimentos e experiência com profissionais mais jovens. Mas sabe o que é a mentoria reversa?

Ela ocorre quando o profissional mais jovem é o responsável por ser o mentor de colaboradores de gerações anteriores. Ele pode auxiliar na atualização de conhecimentos da área ou ensinamentos sobre ferramentas tecnológicas capazes de potencializar os resultados dos colegas. Dessa forma, além de promover o desenvolvimento da equipe, você ainda aumenta a integração entre pessoas de diferentes gerações e evita conflitos.

Crie equipes mistas

A diversidade pode ser um grande diferencial da sua organização. Isso porque pessoas que nasceram em gerações anteriores possuem potenciais e conhecimentos muito diferentes das mais jovens. Dessa forma, ao trabalharem juntas, um profissional pode complementar as limitações de outro e impulsionar o resultado do time como um todo.

Portanto, para lidar com as diferentes gerações no ambiente de trabalho da melhor forma possível, fuja da homogeneização de equipes e invista em times mistos, que agregam profissionais diferentes entre si.

Avalie o clima da empresa

Conflitos podem acontecer sem que você perceba. Portanto, uma boa forma de gerenciar as diferentes gerações é por meio da realização de pesquisas de clima organizacional periodicamente dentro da empresa. Com isso, você é capaz de identificar pontos de conflito em diferentes setores e coletar feedback sobre possíveis pontos de intervenção dentro da organização.

Proporcione a integração

Pessoas com idades e perfis semelhantes costumam criar grupos dentro da empresa. Isso dificulta a comunicação, tanto dentro quanto fora do momento de trabalho, abrindo portas para possíveis conflitos geracionais.

Portanto, uma outra forma de lidar com as diferentes gerações dentro do negócio é criar momentos de integração informais. Dessa forma, pessoas diferentes podem se conhecer e criar laços de amizade, facilitando o trabalho em equipe dentro da organização.

Lidar com diferentes gerações no ambiente de trabalho pode ser desafiador. Porém, quando você adota estratégias eficientes de gestão de pessoas nesse aspecto, é possível transformar conflitos em potencialidades. Dessa forma, você melhora o ambiente de trabalho e a produtividade da organização, beneficiando tanto os colaboradores quanto o negócio como um todo!

Quer saber mais sobre o comportamento em equipe? Então aproveite para ler nosso artigo que analisa os pressupostos comportamentais de uma equipe em uma série de sucesso da Netflix!



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