Marketing Opus 03/01/2019

Você já ouviu falar em avaliação reversa? Sabe como essa ferramenta pode contribuir com o crescimento da empresa como um todo? Então, confira o nosso novo artigo e fique bem informado!

Entenda o que é avaliação reversa e quais as suas vantagens

Você sabe o que é avaliação reversa? Essencial para melhorar o clima organizacional, essa técnica consiste na realização de uma pesquisa com os colaboradores para que eles deem a sua opinião sobre a atuação dos gestores.

É uma excelente estratégia para empresas de todos os tamanhos e segmentos de atuação, e contribui de forma prática para o relacionamento entre os líderes e seus subordinados.

Para que você conheça a importância dessa verificação de desempenho, vamos apresentar algumas das principais vantagens que essa ferramenta pode trazer para o dia a dia da corporação. Confira!

Melhora o desenvolvimento dos líderes

Como o líder pode conhecer os pontos fortes e fracos de sua gestão? Como saber quais são as iniciativas que trazem retornos positivos e aquilo que pode ser melhorado? Investir em uma avaliação reversa é uma boa forma de responder a essas questões!

Por meio dos feedbacks recebidos, os gestores podem ter acesso às opiniões de seus liderados e fazer uma reflexão aprofundada sobre a visão que as equipes têm de sua atuação e da maneira como os processos corporativos são conduzidos.

A partir daí, os profissionais em cargos de liderança podem adequar o seu modelo de gestão de forma mais estratégica, estabelecendo um equilíbrio entre o sentimento manifestado pelos colaboradores e os objetivos da empresa.

Entre as consequências dessa ação podemos destacar o surgimento de uma administração mais participativa, o aumento do engajamento e a conquista de resultados cada vez melhores.

Estabelece uma comunicação mais transparente

A possibilidade de compartilhar suas opiniões sobre questões corporativas por meio de ferramentas estruturadas e sem o risco de reprimendas é algo bastante relevante para os colaboradores.

Se, por um lado, os resultados da avaliação são capazes de esclarecer para os gestores as expectativas do seu time, por outro, também possibilitam à empresa encontrar soluções eficazes que atendam às demandas de suas equipes.

O estabelecimento desse canal de comunicação possibilita uma troca saudável de ideias e sugestões, contribuindo para a construção de um relacionamento de confiança e maior integração, independentemente de nível hierárquico.

Além disso, a transparência ainda auxilia na transmissão das informações de uma maneira mais eficaz, facilitando a compreensão e evitando ruídos que poderiam prejudicar o entendimento da mensagem.

Aumenta a produtividade dos negócios

Por fim, com líderes dispostos a escutar a voz dos seus colaboradores e um sistema de comunicação pautado em valores como clareza e objetividade, as relações de trabalho são aperfeiçoadas com mais eficiência.

Com um bom clima organizacional, todos se sentem mais motivados e “vestem a camisa” da empresa de forma espontânea, melhorando, consequentemente, a produtividade da organização.

Por fim, para que a empresa possa conquistar os benefícios que apresentamos aqui, uma boa estratégia é investir em ações de coaching e mentoring voltadas à gestão de pessoas. Quando bem aplicadas, essas ferramentas contribuem para um desenvolvimento eficaz das equipes e o crescimento dos negócios.

É interessante observar também que, por meio de uma análise 360º — em que gestores avaliam seus colaboradores e vice-versa —, é possível avaliar o desempenho das diferentes áreas da empresa. A partir daí, abrem-se boas oportunidades para propor mudanças que colaborem com o aumento da produtividade e do potencial competitivo da empresa.

Agora que você já sabe o que é avaliação reversa e os benefícios que ela pode trazer para os negócios, aproveite para conferir também o nosso conteúdo sobre análise comportamental e sua aplicação!



O quanto esse conteúdo foi útil?

3 / 5. 2

Compartilhar essa matéria


Artigos relacionados

Entenda como e por que fazer a análise comportamental da equipe

Entenda como e por que fazer a análise comportamental da equipe

05/02/2019

4 dicas para uma contratação eficiente

4 dicas para uma contratação eficiente

27/10/2020

MOANA: UM PARADOXO ENTRE A FANTASIA E A REALIDADE

MOANA: UM PARADOXO ENTRE A FANTASIA E A REALIDADE

21/02/2017