Wladimir Martins 23/08/2023

Analisando o perfil comportamental dos personagens do filme Barbie

Lançado em julho de 2023 e inspirado na coleção de bonecas da Barbie, o filme se passa na Barbieland, um mundo mágico das Barbies onde elas vivem em perfeita harmonia e sem preocupações. Até que uma delas, a Barbie estereotipada, percebe um comportamento diferente nela mesma e resolve, com a ajuda de outra Barbie, ir até o mundo real. Nessa jornada, ela percebe a desconstrução de seus próprios padrões e a existência de outras emoções, comportamentos e realidades. O filme aborda temas importantes como a diversidade, o preconceito, padrões de beleza, papeis sociais, transtornos psicológicos, entre outros, e expõe a personalidade de personagens icônicos.

Barbie – carismática, fiel e amiga, a protagonista do filme Barbie, também retratada como “Barbie estereotipada” é destaque pela sua beleza incomparável, sedução e encanto. No entanto, no decorrer da trama, a personagem sofre diversas transformações e revela sua personalidade mais sensível e vulnerável. Bastante inteligente, sensata e corajosa, Barbie consegue mobilizar o mundo fictício e fazer o público refletir sobre diversos temas e questões sociais. Relacionando o perfil da personagem com as características presentes nos eixos da ferramenta de PDA, observa-se que ela atende aos eixos de Extroversão, Risco e Paciência. A personagem tem ótimas habilidades de comunicação e é adorada por todos, além de ser destemida e corajosa para correr riscos, paciente, amiga e bastante compreensiva.

Ken – a personalidade de Ken, namorado de Barbie, não tem muita notoriedade no filme. O personagem é apresentado como um homem viril, raso e sem muitas qualidades, que passa a desejar reconhecimento após descobrir o patriarcado. Durante a trama, sua personalidade vai se moldando e ele vai se apresentando ao público como um homem sensível e vulnerável, mas, ao mesmo tempo, histérico e narcisista. Ao analisar os eixos da ferramenta PDA, vê-se que o personagem Ken pode ser representado nos eixos de Extroversão, devido ao seu aspecto amigável e leal, e de paciência, pela passividade e compreensão do seu papel, especialmente ao final do filme.

Barbie Estranha – é uma Barbie fora dos padrões de beleza expressos pela Indústria Cultural, ela foi modificada devido às brincadeiras e interferências das pessoas no mundo real, como, por exemplo, rabisco de canetinha e puxões no cabelo. Bastante inteligente, amiga, fiel e sensata, a personagem é a única com consciência que existe outro mundo, um mundo real, onde todas elas são controladas. Suas características e personalidade são descritas nos eixos de Extroversão e Paciência, por ser leal, companheira, compreensiva e hábil.

Glória – Glória é a dona da boneca Barbie no mundo real, suas emoções refletem na personalidade da personagem na Barbieland, e seu papel é fundamental para a Barbie desconstruir sua personalidade inicial. Glória é uma mãe dedicada e parceira, porém amargurada com sua vida. Ela é capaz de tudo para garantir a segurança e o bem-estar da filha, é sensível e empática, muito leal, honesta e amiga. Seu perfil pode ser observado nos eixos de Risco e Extroversão, por assumir riscos para ajudar Barbie e por ser sincera, amiga e leal.



O quanto esse conteúdo foi útil?

5 / 5. 1

Compartilhar essa matéria


Artigos relacionados

Em nosso novo artigo, você vai conhecer os diferentes tipos de clima organizacional e as características de cada um. Confira e fique bem informado!

Em nosso novo artigo, você vai conhecer os diferentes tipos de clima organizacional e as características de cada um. Confira e fique bem informado!

09/01/2019

Como construir uma gestão inclusiva?

Como construir uma gestão inclusiva?

26/05/2021

5 benefícios que a liderança situacional pode oferecer para a empresa

5 benefícios que a liderança situacional pode oferecer para a empresa

02/01/2020