Wladimir Martins 18/04/2022

Onboarding e Offboarding: Você sabe o que são?

Onboarding e Offboarding são processos de responsabilidade do setor de recursos humanos (RH) que tem efeito direto nos resultados da empresa. Esse setor trabalha em função de garantir a melhor gestão dos funcionários, para que os mesmos possam trabalhar de maneira eficiente e efetiva.  Cada um desses processos tem suas características e objetivos específicos, o que irá ser explorado abaixo.

Ao adicionar novos colaboradores ao quadro de empregados da empresa, se faz necessário adequar a pessoa às políticas, procedimentos… à cultura organizacional, de modo geral; ela é composta pela junção de normas escritas e não escritas da instituição que pautam a postura e crenças dos indivíduos. Chamamos esse processo de adequação de “Onboarding”, palavra que pode ser traduzida para “integração”.

Os profissionais especializados em integração possuem ferramentas para encurtar o período adaptativo de novos colaboradores, sendo um deles o onboarding. Esse mecanismo visa acomodar os novos funcionários, acompanhando-os desde o início de sua jornada até que eles estejam confortáveis com suas novas responsabilidades. A realização de um onboarding adequado e completo por parte dos “mentores” (profissionais do RH) acarreta diversos benefícios, sendo alguns deles: 

  1. Maior produtividade de tarefas individuais;
  2. Maior engajamento com a equipe e empresa;
  3. Maiores níveis de satisfação;
  4. Redução do Turnover (também chamado de rotatividade de pessoal);
  5. Crescimento do negócio;

O onboarding inicia no momento da contratação, quando o funcionário precisa ter todas as informações claramente explicadas – com um resumo enviado por e-mail. Ele continua com a preparação também da equipe para receber o novo funcionário a partir de um evento; realiza um tour pela empresa, apresentando o local de trabalho e a pessoa designada ao seu auxílio; por último, aplique um treinamento personalizado. É importante manter contato constante com os novos funcionários. 

Assim como o processo de integração, o de desligamento é igualmente importante e cada vez mais aceito no universo corporativo, tenha ele ocorrido por escolha da empresa ou do colaborador. O funcionário, antes de qualquer coisa, merece ser respeitado, e por isso se faz importante estudar e seguir procedimentos.

O primeiro passo é a separação das documentações que deve ser feito pelo profissional de RH. Em seguida deve ser feita a entrevista de desligamento, que é uma das principais partes do procedimento; nessa entrevista, a empresa deve pedir por feedbacks e fazer perguntas sobre todo o período que trabalhou na empresa, sobre os colegas etc. As informações cedidas por esse funcionário são compartilhadas pelos outros, de forma que obter tais informações otimiza a satisfação geral.

Os dois últimos processos que devem ser realizados são os de devolução dos materiais, onde os pertences que estavam com o colaborador desligado devem ser recolhidos pela empresa, e o colaborador retira seus pertences pessoais do ambiente de trabalho. Por fim, o último passo deve ser a despedida. Nesse último momento, o profissional desligado irá se despedir dos seus colegas, coordenadores e superiores, e será o último contato formal do profissional desligado com todas as pessoas da equipe.

Como evidenciado acima, os processos de onboarding e offboarding são de extrema relevância para o crescimento saudável e constante da empresa; a não realização adequada deles acarretará diversos malefícios. O profissional de RH deve investir tempo e dedicação na construção desses processos.



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