Marketing Opus 02/01/2019

Quer mudar o RH da sua empresa? Conheça ferramentas capazes de potencializar os seus resultados!

Conheça as ferramentas de gestão de RH que vão mudar sua vida

O setor de RH tem um papel central nos resultados finais de uma empresa. Afinal, é ele que lida com quem efetivamente gera resultados para o negócio, ou seja, os colaboradores. Diante desse cenário, é essencial contar com ações e ferramentas de gestão de RH cada vez mais eficientes e estratégicas, de forma a garantir uma atuação de qualidade no âmbito da gestão de pessoas.

Existem ferramentas capazes de transformar totalmente o setor dentro da empresa e impulsionar os seus resultados. Quer saber quais são elas? Leia e descubra agora as melhores ferramentas de gestão de RH para implementar hoje mesmo!

Matriz SWOT

A matriz SWOT é um termo em inglês para designar uma ferramenta criada a fim de levantar as principais forças (Strengths), fraquezas (Weaknesses), oportunidades (Opportunities) e ameaças (Threats) de um negócio. Porém, ela pode ser adaptada para a análise de uma área da empresa (como o RH) ou profissionais.

Ela é composta por uma matriz 4 x 4 na qual são colocadas cada uma dessas informações. A partir do preenchimento da matriz, é possível ter clareza sobre quais são os diferenciais de cada um dos colaboradores da empresa e quais são os gargalos de conhecimento, nos quais deve-se investir mais tempo e energia. Além disso, você pode aplicá-la para a área de RH como um todo, de forma a direcionar as próximas ações de acordo com a situação atual da área.

Análise do perfil comportamental

Cada colaborador é único. Porém, existem padrões de comportamentos capazes de influenciar a forma como eles agem e os resultados gerados dentro da empresa. Esse é o chamado perfil comportamental.

Saber qual o perfil comportamental de cada um dos colaboradores é essencial para direcionar as estratégias de RH de forma contextualizada com as necessidades de cada equipe. Além disso, por meio de ferramentas de análise do perfil comportamental, é possível obter dados sobre quais são as atividades e cargos mais indicados para cada profissional que faz parte da empresa, potencializando os resultados do time.

Portanto, essa é uma outra ferramenta de gestão de pessoas capaz de revolucionar a área e levar a uma atuação mais estratégica do setor.

Plano de desenvolvimento e de carreira

Apesar de serem duas ferramentas distintas, o plano de desenvolvimento individual (famoso PDI) e o plano de carreira se relacionam profundamente.

O primeiro diz respeito a um planejamento de desenvolvimento de habilidades e competências nos colaboradores. Ele deve ser feito com base no mapeamento de competências e na análise do perfil comportamental de cada um dos profissionais, além de incluir as demandas das atividades e do cargo ocupado pelo colaborador.

Já o plano de carreira é uma forma de garantir a continuidade da liderança dentro da empresa, além de preparar os colaboradores para assumir novos cargos. Essas duas ferramentas, conectadas, revolucionam a gestão de pessoas do negócio, trazendo uma atuação mais estratégica para o setor.

Agora que você já conhece algumas das principais ferramentas de gestão de RH, o que está esperando para implementá-las agora mesmo na sua empresa? Aproveite as dicas para potencializar os resultados do setor e trazer uma atuação estratégica para a gestão de pessoas do negócio.

Conhece outras ferramentas ou ficou com alguma dúvida? Então aproveite para deixar um comentário abaixo!



O quanto esse conteúdo foi útil?

0 / 5. 0

Compartilhar essa matéria


Artigos relacionados

MOANA: UM PARADOXO ENTRE A FANTASIA E A REALIDADE

MOANA: UM PARADOXO ENTRE A FANTASIA E A REALIDADE

21/02/2017