Marketing Opus 11/01/2019

Você sabe o que é gestão da força de trabalho? Acesse este artigo para descobrir como atrair talentos para a sua empresa!

Gestão da força de trabalho: como atrair novas gerações de trabalho?

Você sabe o que é gestão da força de trabalho? Podemos afirmar que é um processo que visa otimizar as atividades realizadas pelos colaboradores de uma empresa, melhorando a produtividade da equipe para alinhá-la aos objetivos do negócio. Essa atividade envolve análise dos pontos fracos e fortes, planejamento e desenvolvimento do time, com o intuito de melhorar os resultados da companhia.

Essa é uma forma eficiente de melhorar a distribuição de tarefas entre os colaboradores, levando em consideração as capacidades de cada profissional, o fluxo de trabalho e as necessidades do negócio. Nesse momento, o setor de Recursos Humanos (RH) desempenha um papel fundamental, pois é ele que ajudará a desenvolver os talentos da organização.

Quer saber como a gestão da força de trabalho ajuda na atração e retenção das recentes gerações de trabalho, como a geração Z e os millennials? Continue a leitura para descobrir!

Melhora a valorização

O primeiro passo para engajar e reter os talentos de uma empresa é valorizar os serviços prestados por seus colaboradores. Isso significa que o gestor precisa investir cada vez mais em treinamento corporativo, em treinamentos para integrar novos talentos à empresa, também conhecido como onboarding, e desenvolvimento profissional e pessoal de cada um.

Tudo isso fará com que a equipe trabalhe mais confiante, diminuindo a necessidade de retrabalhos.

Humaniza a gestão

A humanização da gestão tem como objetivo oferecer um ritmo de trabalho mais flexível. Isso normalmente refere-se à alta especialização, períodos mais curtos de trabalho e, claro, uso da tecnologia.

Para isso, entenda as peculiaridades e necessidades do seu time e ofereça a ele benefícios que contribuam para a sua boa produtividade.

Traz foco para a equipe

O foco da gestão de força de trabalho é na equipe. Ou seja, antes, os gestores analisavam o desempenho individual de cada colaborador. Como essa gestão, o que é avaliado é o contexto coletivo, isto é, os resultados da equipe.

Como o time tem se comportado? O que é preciso fazer para motivá-lo? Como é possível recompensá-lo pelos seus bons resultados? O que ele faz para funcionar positivamente?

Distribui melhor as atividades entre os colaboradores

É muito comum você encontrar dentro de uma empresa diferentes gerações. Isso se deve às mudanças da legislação previdenciária e ao aumento da expectativa de vida. Nesse sentido, a gestão da força de trabalho atua para direcionar cada colaborador a desempenhar o papel ideal dentro da organização, evitando conflitos e outros contratempos que podem surgir com o “choque” entre gerações.

Otimiza processos

Feita a distribuição correta dos trabalhos entre os colaboradores, o RH consegue otimizar os processos dentro da empresa, tendo em vista que cada um saberá exatamente o que fazer para contribuir para o crescimento do negócio. Com a gestão da força de tarefa, a organização consegue extrair o melhor da sua equipe, independentemente da sua faixa etária.

Ao adaptar suas estratégias de reestruturação organizacional à gestão da força de trabalho, os processos da sua empresa se tornarão muito mais eficientes. Para isso, é preciso preparar o time de RH, fazendo com que ele desempenhe um papel estratégico no relacionamento com os colaboradores e com outras estruturas da sua empresa.

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