Marketing Opus 14/01/2021

Questionário de resiliência: o que é e por que fazer?

Resiliente é aquele que demonstra capacidade de solucionar qualquer dificuldade, tanto na vida profissional quanto na pessoal. Essa característica é muito valorizada pelas empresas, uma vez que nem todos os colaboradores têm esse perfil — o que torna o um diferencial competitivo muito importante. Por essa razão, é indispensável o uso do questionário de resiliência.

Por meio dele, é possível medir as competências dos colaboradores, as quais estão relacionadas à flexibilidade e, claro, à resiliência. Além disso, você consegue identificar quais atitudes precisam ser desenvolvidas para que os comportamentos resilientes sejam fortalecidos.

A seguir, explicamos com mais detalhes por que é preciso buscar a resiliência no trabalho. Acompanhe!

Melhora a autoconfiança

A autoconfiança é fundamental para fazer com que o indivíduo tenha coragem para encarar os desafios, mesmo que as respostas ainda sejam incertas. Nesse momento, conhecer as suas habilidades e saber usá-las ao seu favor é indispensável para alcançar seu objetivo.

Quando o colaborador é autoconfiante, as decisões são tomadas com segurança, tendo em vista que ele se certificou sobre o melhor caminho a seguir. Aprofundar o conhecimento em livros, palestras e cursos online é uma excelente maneira de melhorar a autoconfiança e a resiliência.

Aprimora o controle emocional

Se tem algo que não é tão simples é lidar com as emoções, mas também não é impossível. Desenvolver o controle emocional é de suma importância para melhorar a convivência no ambiente de trabalho. Não só com as suas, mas é importante também saber lidar com as emoções das outras pessoas que convivem com você.

A resiliência ajuda a lidar com os sentimentos de terceiros, favorecendo, assim, o bom relacionamento entre os colaboradores e, consequentemente, o clima organizacional.

Desenvolve a criatividade

Sair da zona de conforto e pensar “fora da caixa” é uma das características da pessoa resiliente. Isso ajuda a desenvolver a criatividade para solucionar problemas que impedem o bom desenvolvimento da empresa.

Soluções criativas ajudam o negócio a se destacar no mercado, oferecendo ao consumidor final diferenciais competitivos importantes que o colocam em primeiro lugar na lista de preferência do cliente.

A pessoa resiliente cria oportunidades, uma vez que ela consegue enxergar diferentes possibilidades em torno das situações difíceis.

Ajuda na direção e propósito

Pessoas resilientes têm outra característica muito importante: o foco. Nesse sentido, ao buscar a resiliência no trabalho, será mais fácil se manter na direção certa para atingir seu propósito. É muito comum estipularmos objetivos e não alcançá-los. Isso acontece por causa da falta de foco, que muitas vezes prejudica o resultado de nossas ações no ambiente de trabalho.

Ao se manter na direção correta, executando todas as ações e estratégias corretamente, será muito mais simples alcançar seus propósitos.

Agora você já sabe por que deve fazer questionário de resiliência. Lembre-se de que a resiliência é essencial para proporcionar à empresa resultados valiosos. Além disso, ela auxilia os profissionais superarem seus problemas rapidamente, a reduzir os níveis de estresse e, com isso, aumentar seu engajamento.

A Opus Human oferece uma solução completa com um Questionário de Resiliência que mede a capacidade dos colaboradores de responder de forma positiva às adversidades, desafios, pressão e mudanças no trabalho.

Sua empresa tem muito a ganhar com nosso Questionário de Resiliência. Então, não perca mais tempo e adquira o seu agora mesmo!



O quanto esse conteúdo foi útil?

0 / 5. 0

Compartilhar essa matéria


Artigos relacionados

Você já ouviu falar em avaliação reversa? Sabe como essa ferramenta pode contribuir com o crescimento da empresa como um todo? Então, confira o nosso novo artigo e fique bem informado!

Você já ouviu falar em avaliação reversa? Sabe como essa ferramenta pode contribuir com o crescimento da empresa como um todo? Então, confira o nosso novo artigo e fique bem informado!

03/01/2019

Como tornar eficaz um modelo de trabalho híbrido?

Como tornar eficaz um modelo de trabalho híbrido?

03/05/2022

QUAL O TEMPO DO SEU TEMPO?

QUAL O TEMPO DO SEU TEMPO?

05/04/2017