Marketing Opus 14/01/2021

Questionário de resiliência: o que é e por que fazer?

Resiliente é aquele que demonstra capacidade de solucionar qualquer dificuldade, tanto na vida profissional quanto na pessoal. Essa característica é muito valorizada pelas empresas, uma vez que nem todos os colaboradores têm esse perfil — o que torna o um diferencial competitivo muito importante. Por essa razão, é indispensável o uso do questionário de resiliência.

Por meio dele, é possível medir as competências dos colaboradores, as quais estão relacionadas à flexibilidade e, claro, à resiliência. Além disso, você consegue identificar quais atitudes precisam ser desenvolvidas para que os comportamentos resilientes sejam fortalecidos.

A seguir, explicamos com mais detalhes por que é preciso buscar a resiliência no trabalho. Acompanhe!

Melhora a autoconfiança

A autoconfiança é fundamental para fazer com que o indivíduo tenha coragem para encarar os desafios, mesmo que as respostas ainda sejam incertas. Nesse momento, conhecer as suas habilidades e saber usá-las ao seu favor é indispensável para alcançar seu objetivo.

Quando o colaborador é autoconfiante, as decisões são tomadas com segurança, tendo em vista que ele se certificou sobre o melhor caminho a seguir. Aprofundar o conhecimento em livros, palestras e cursos online é uma excelente maneira de melhorar a autoconfiança e a resiliência.

Aprimora o controle emocional

Se tem algo que não é tão simples é lidar com as emoções, mas também não é impossível. Desenvolver o controle emocional é de suma importância para melhorar a convivência no ambiente de trabalho. Não só com as suas, mas é importante também saber lidar com as emoções das outras pessoas que convivem com você.

A resiliência ajuda a lidar com os sentimentos de terceiros, favorecendo, assim, o bom relacionamento entre os colaboradores e, consequentemente, o clima organizacional.

Desenvolve a criatividade

Sair da zona de conforto e pensar “fora da caixa” é uma das características da pessoa resiliente. Isso ajuda a desenvolver a criatividade para solucionar problemas que impedem o bom desenvolvimento da empresa.

Soluções criativas ajudam o negócio a se destacar no mercado, oferecendo ao consumidor final diferenciais competitivos importantes que o colocam em primeiro lugar na lista de preferência do cliente.

A pessoa resiliente cria oportunidades, uma vez que ela consegue enxergar diferentes possibilidades em torno das situações difíceis.

Ajuda na direção e propósito

Pessoas resilientes têm outra característica muito importante: o foco. Nesse sentido, ao buscar a resiliência no trabalho, será mais fácil se manter na direção certa para atingir seu propósito. É muito comum estipularmos objetivos e não alcançá-los. Isso acontece por causa da falta de foco, que muitas vezes prejudica o resultado de nossas ações no ambiente de trabalho.

Ao se manter na direção correta, executando todas as ações e estratégias corretamente, será muito mais simples alcançar seus propósitos.

Agora você já sabe por que deve fazer questionário de resiliência. Lembre-se de que a resiliência é essencial para proporcionar à empresa resultados valiosos. Além disso, ela auxilia os profissionais superarem seus problemas rapidamente, a reduzir os níveis de estresse e, com isso, aumentar seu engajamento.

A Opus Human oferece uma solução completa com um Questionário de Resiliência que mede a capacidade dos colaboradores de responder de forma positiva às adversidades, desafios, pressão e mudanças no trabalho.

Sua empresa tem muito a ganhar com nosso Questionário de Resiliência. Então, não perca mais tempo e adquira o seu agora mesmo!



O quanto esse conteúdo foi útil?

0 / 5. 0

Compartilhar essa matéria


Artigos relacionados

Uma vida em um ano novo ou um ano novo em uma vida?

Uma vida em um ano novo ou um ano novo em uma vida?

04/01/2017

Guia completo para você definir suas metas pessoais para o ano de 2020

Guia completo para você definir suas metas pessoais para o ano de 2020

29/10/2019

O MENINO QUE DESCOBRIU O VENTO

O MENINO QUE DESCOBRIU O VENTO

10/03/2019