Wladimir Martins 10/02/2020

Já ouviu falar em gaps de competência? Saiba como identificá-los

Os gaps de competência são um problema bastante presente em grande parte das empresas. Eles podem acabar afetando a produtividade, o desempenho e a entrega de resultados de um negócio. Por isso, é importante conhecê-los e aprender a identificá-los.

Se você quer descobrir como fazer isso, fique conosco. Confira algumas dicas incríveis que ajudarão você a reconhecer rapidamente se a sua empresa tem gaps de competência e quais são eles. Boa leitura!

O que são gaps de competência?

Os gaps de competência são, basicamente, a diferença entre as habilidades que um colaborador deveria ter e aquelas que ele, de fato, tem. O grande problema nesse caso é a lacuna gerada pela inconformidade entre a expectativa e a realidade. Em uma empresa com muitos gaps, o desempenho dos colaboradores acaba ficando abaixo da média esperada. Isso compromete a qualidade da entrega final e os resultados do negócio.

Como eles podem ser identificados na empresa?

Não existe um caminho mais fácil para identificar os gaps de competência senão comparando a realidade com aquilo que é esperado de cada membro da equipe. Portanto, agora confira alguns passos para entender se a sua empresa está sofrendo ou não com essa inconformidade.

Mapeie as competências que a empresa necessita

Para que você tenha características de referência, é necessário ter uma lista das competências que a empresa precisa para fazer as suas entregas com determinada qualidade. Assim, você consegue determinar o que buscar nas equipes, seja em novas contratações, seja no treinamento daquelas existentes.

Reveja os processos

Quando você revisa os processos da empresa, acaba percebendo aquilo que não está sendo executado da forma como deveria. Dessa maneira, você tem como adaptar o que não está indo tão bem. Fica mais fácil descobrir quais são as falhas, ou gaps de competência, que estão sendo cometidos no processo. 

Conheça as competências individuais de cada colaborador

Se você conhece as competências que a empresa necessita e revisou todos os processos, identificando quais são as suas principais falhas, é preciso checar se a sua equipe tem os atributos necessários para cumprir essas demandas. Se não, você terá descoberto ainda mais gaps.

Compare os perfis

Com o desenho de todas as competências que a empresa precisa, você consegue estabelecer um perfil ideal de colaborador para cada função. Com isso, fica fácil comparar o perfil de cada profissional com essa referência, entendendo o que precisa ser desenvolvido em cada um. Isso também ajuda a fazer contratações mais eficazes.

Realize avaliações de desempenho

As avaliações de desempenho também são um ótimo método para identificar quais são os gaps de competência da empresa. Com elas, você consegue ter ideia daquilo que ainda precisa ser desenvolvido nos seus colaboradores, o que cada um necessita para ter excelência na execução das suas atividades, entre outros fatores.

Por que é tão importante para o sucesso profissional?

Identificar os gaps é importante para a empresa, afinal, ela consegue determinar quando é o momento de treinar um funcionário e que tipo de habilidades ele precisa desenvolver. Mas não é só isso, com esse diagnóstico a empresa ainda consegue contribuir para o crescimento do profissional.

Cada vez mais os talentos vêm valorizando aquelas empresas que estimulam e impulsionam o seu crescimento dentro da carreira. Por isso, é tão fundamental esse envolvimento e preocupação do negócio com a ascensão de seus colaboradores.

Agora que você já conhece os gaps de competência e sabe como identificá-los, continue aprendendo. Conheça o Assessment, uma ferramenta de avaliação comportamental!



O quanto esse conteúdo foi útil?

0 / 5. 0

Compartilhar essa matéria


Artigos relacionados

O que é equipe multidisciplinar? Entenda seus benefícios!

O que é equipe multidisciplinar? Entenda seus benefícios!

29/12/2019

Questionário de resiliência: o que é e por que fazer?

Questionário de resiliência: o que é e por que fazer?

14/01/2021

Saiba como lidar com uma gestão de crise e a importância do líder

Saiba como lidar com uma gestão de crise e a importância do líder

04/08/2020