Marketing Opus 25/03/2019

Saiba como fazer um plano de carreira para ter sucesso profissional

Onde você se imagina em 5 ou 10 anos? Essa pergunta, apesar de clichê, é o primeiro passo para que você defina os seus objetivos profissionais e alcance o tão desejado sucesso. Mas, e depois? Você sabe quais são os próximos passos para atingir as metas da sua carreira?

É aí que entra o plano de carreira, ferramenta utilizada para orientar a sua trajetória profissional e, a partir disso, definir as etapas e próximos passos para alcançar os seus objetivos de carreira.

Quer saber como fazer isso? Continue a leitura e descubra algumas dicas de como fazer um plano de carreira agora mesmo!

Tenha clareza do seu propósito e objetivos

Em primeiro lugar, é importante entender qual o seu propósito de vida. Para isso, questione-se sobre o impacto que quer causar no mundo com o seu trabalho e suas principais habilidades e talentos.

A partir disso, é possível definir os seus principais objetivos de carreira. Assim, entenda quais atividades você gostaria de realizar e onde quer estar em alguns anos. Para isso, reflita sobre algumas perguntas:

  • Em que tipo de empresa você gostaria de atuar?
  • Qual o cargo dos seus sonhos?
  • Quer abrir o seu próprio negócio? Em que área?
  • Quais atividades você gosta de realizar?
  • Qual salário gostaria de possuir?
  • Quantas horas semanais você quer trabalhar?

Faça uma avaliação do estado atual

Agora que você já sabe onde quer chegar, é hora de entender de onde está partindo para criar o seu plano de carreira. Portanto, avalie com calma a situação atual e entenda o quão distante você está dos seus objetivos.

Também é necessário entender os recursos que você possui nesse momento para modificar a situação atual e ainda avaliar as suas principais competências, habilidades e nível de desenvolvimento de cada uma delas. A partir disso, você poderá começar a traçar os próximos passos para atingir o sucesso profissional.

Trace metas e prazos

Agora é hora de criar um cronograma com o passo a passo até os seus objetivos. Ele pode ser uma jornada de anos ou meses, dependendo do que você deseja e da sua situação atual. Porém, independente da duração desse plano, é essencial que você planeje até o final.

Portanto, entenda quais são as suas próximas atitudes em relação ao seu planejamento e crie metas que demonstrem que você está no caminho certo. Pense em, por exemplo, ter uma meta de ler 5 livros por semestre. Ou, talvez, de estudar 3 horas diariamente. Tudo isso deve estar alinhado com os recursos que você possui e o que precisa para atingir os seus objetivos a curto, médio e longo prazo.

Lembre-se de sempre acompanhar os resultados para garantir que está seguindo na direção correta.

Participe de capacitações e treinamentos

Um dos elementos essenciais para potencializar os resultados do seu plano de carreira são as capacitações e treinamentos. Isso porque, mesmo que você possua uma série de habilidades e competências, é essencial buscar sempre a atualização e desenvolvimento para alcançar os seus objetivos profissionais.

Portanto, identifique as atividades das quais você deve participar para garantir o desenvolvimento contínuo. Além disso, crie um cronograma e se planeje financeiramente para investir em si mesmo. É importante lembrar que todas as capacitações e treinamentos devem estar alinhados com os seus objetivos profissionais, impulsionando o sucesso profissional.

Agora que você já sabe como fazer um plano de carreira, fica fácil entender como essa ferramenta é muito importante para quem deseja atingir o êxito profissional. Porém, para garantir bons resultados, tenha disciplina e  estabelecidos. Além disso, não hesite em revisar o planejamento caso perceba que ele não está adequado às suas necessidades e busque ajuda profissional para impulsionar os seus resultados.

Aproveite para assinar a nossa newsletter agora mesmo e receber mais conteúdos interessantes diretamente no seu e-mail!



O quanto esse conteúdo foi útil?

0 / 5. 0

Compartilhar essa matéria


Artigos relacionados

Conheça agora os principais benefícios da gestão humanizada

Conheça agora os principais benefícios da gestão humanizada

26/10/2020

Você sabe quais habilidades são necessárias para se desenvolver a alta performance profissional? Leia o artigo e confira!

Você sabe quais habilidades são necessárias para se desenvolver a alta performance profissional? Leia o artigo e confira!

29/01/2019

O que é o “departamento pessoal” e qual sua importância para o setor de RH?

O que é o “departamento pessoal” e qual sua importância para o setor de RH?

01/12/2022