Marketing Opus 09/01/2019

Você sabe o que é gestão de mudança organizacional? Leia este artigo exclusivo e descubra agora tudo sobre esse assunto!

Fique de olho das vantagens da gestão de mudanças organizacionais

O mundo está em constante mudança e, para que o negócio se mantenha competitivo nesse contexto, é essencial que ele esteja sempre atento às inovações tecnológicas e de produtos e serviços, além de se adequar às novas demandas e padrões comportamentais dos clientes e colaboradores. É aí que entra a gestão de mudanças organizacionais.

Esse processo consiste em uma série de ações com o objetivo de preparar a equipe e o ambiente organizacional para as transformações que ocorrem ao longo do tempo. Ela traz uma série de vantagens, tanto para os colaboradores e clientes quanto para todo o negócio. Quer saber quais são esses benefícios? Leia e descubra agora!

Reduz os riscos

Qualquer transformação dentro de uma empresa vem acompanhada de uma série de riscos. Pode ser que, ao seguir uma tendência ou modificar determinado processo interno, os resultados não sejam os melhores, comprometendo o negócio como um todo.

Portanto, reduzir os riscos do processo é essencial. É exatamente isso que ocorre quando você implementa a gestão de mudanças organizacionais. Por realizar um planejamento concreto de todas as transformações, essa estratégia permite que você identifique e crie planos de ação para reduzir ao máximo os riscos ao implementar essas mudanças.

Minimiza a resistência da equipe

Toda equipe tende a resistir a mudanças. Trata-se de um comportamento esperado do ser humano, que se adapta à determinada realidade e, a partir daí, evita ao máximo ter que passar por esse processo novamente. A gestão de mudanças organizacionais é uma ótima aliada nesse aspecto, preparando os colaboradores para as transformações que estão por vir.

Além de permitir que o processo ocorra de forma mais gradual, essa estratégia ainda faz com que o time entenda o porquê de cada uma das mudanças implementadas. Com isso, os colaboradores ficam menos resistentes e passam, inclusive, a atuar como promotores da transformação.

Potencializa o ROI

O ROI — sigla para Retorno Sobre Investimento — é um dos melhores indicadores para avaliar se determinada mudança efetivamente gerou resultados para a empresa. Dessa forma, diante de uma mudança, é essencial que você calcule qual foi o investimento financeiro e de outros tipos de recursos e quais foram os ganhos para o negócio.

Quando você investe na gestão de mudanças organizacionais, aumenta a probabilidade de sucesso da transformação. Isso porque o processo passa a ser totalmente planejado, identificando riscos, custos e o passo a passo da mudança. Então, as consequências positivas são potencializadas, assim como o ROI.

A gestão de mudanças organizacionais é um processo extremamente vantajoso para a sua empresa. E o setor de RH tem um papel fundamental nisso, uma vez que participa como aliado e, inclusive, líder dessa estratégia: ele auxilia na conscientização e capacitação da equipe para lidar com a nova realidade do negócio. Portanto, implemente esse processo agora mesmo na sua empresa e aproveite esses e outros benefícios que ele pode gerar para a organização.

Aproveite a sua visita no blog e descubra como fazer um plano de carreira que leva você ao sucesso profissional!



O quanto esse conteúdo foi útil?

4.5 / 5. 2

Compartilhar essa matéria


Artigos relacionados

Uma vida em um ano novo ou um ano novo em uma vida?

Uma vida em um ano novo ou um ano novo em uma vida?

04/01/2017

Big Brother Brasil 22 e Seus Perfis Comportamentais

Big Brother Brasil 22 e Seus Perfis Comportamentais

08/03/2022