Marketing Opus 05/01/2019

Como People Analytics pode ajudar a analisar melhor os colaboradores? Saiba aqui!

Entenda o que é People Analytics e por que implementá-lo na empresa

People Analytics é uma análise de dados comportamentais dos colaboradores de uma empresa.

Esse termo surgiu na Google, quando Mike West incorporou-o de forma natural, pois essa prática já estava em andamento na empresa, mas houve a necessidade de ampliar quando começaram a receber muitos currículos.

Se a sua empresa ainda não conta com essa tecnologia para selecionar os melhores perfis dos colaboradores ou na busca de um novo talento, este texto é para você. Continue a leitura!

Afinal, o que é People Analytics?

A estratégia de People Analytics se dá a partir de uma coleta de dados e seu principal objetivo é estudar os diferentes perfis, a fim de planejar ações, evitando riscos e prevendo cenários a partir dessas informações.

People Analytics trabalha em dupla com Big Data, enquanto este segundo recolhe as informações a partir de dados, o primeiro faz a análise comportamental, por exemplo, dos colaboradores.

Esse estudo é de extrema importância para o RH, uma vez que, por meio dele, além de coletar melhor os dados dos colaboradores atuais, a empresa consegue identificar o tipo de contratação que será feita, como um filtro mais eficaz na caça de novos profissionais.

Quais são seus benefícios?

Ao implementar esse serviço você sai na frente dos concorrentes, pois poucas instituições usam essa tecnologia. O People Analytics está em constante crescimento, mas ainda caminha a passos lentos, então, atente para isso.

Veja, a seguir, alguns benefícios.

Retenção de talentos

Estude o comportamento dos colaboradores e use isso como indicativo para melhorar e reter os talentos que a organização já tem. Se a taxa de turnover é alta, use essa análise com o objetivo de prevenir saídas e encontrar meios de renovar a motivação desse colaborador, a fim de que ele ainda queira fazer parte da empresa.

Nem todos os funcionários estão em uma mesma fase. Alguns precisam de motivação, ao passo que outros necessitam aumentar o conhecimento organizacional, por exemplo. Entretanto, a empresa pode criar treinamentos específicos para cada momento em que o colaborador se encontrar. Assim, você reúne os diferentes grupos a partir da insuficiência e os aplica de forma mais eficiente.

O ideal é fazer mais de um momento de treinamento, não apenas quando o colaborador está chegando na empresa. Dessa maneira você alinha o time de acordo com as deficiências em que o RH identificar.

Contratação eficiente

Vá além dos currículos normais com o People Analytics. Com um estudo bem estruturado, é possível identificar quais são as melhores características dos profissionais que você tem hoje e buscar pessoas que se assemelhem a isso, visando manter um bom clima organizacional entre novos e antigos.

Além disso, você reduz o tempo do processo de seleção, uma vez que já sabe que perfil buscar, agendando entrevistas somente com aqueles que podem contribuir com seu negócio.

Aumento de produtividade

Quando a organização pensa no bem-estar do colaborador, ele se sente parte do trabalho, sendo assim, busca fazer cada vez mais para mostrar resultados, desejando, quem sabe, um cargo maior.

Por isso, o People Analytics pode ajudar esses profissionais a melhorarem a sua produtividade, uma vez que vão estar satisfeitos com a maior parte das ações que a empresa desenvolve para eles.

Faça diagnósticos desses perfis, identifique onde precisam melhorar e aplique ações individuais a fim de que melhorem os resultados, criando planos de carreiras, por exemplo.

Como implementar o People Analytics?

Agora que você já sabe a importância e os benefícios dessa tecnologia, chegou o momento de identificar de que forma pode aplicá-la. O People Analytics deve estar integrado ao sistema de Recursos Humanos, tendo como opção a implementação de um sistema novo.

Além disso, é possível terceirizar esse serviço de forma completa, com análise, gestão e implementação de treinamentos, por exemplo. Isso tudo depende do tamanho da instituição e das necessidades.

Independentemente da forma de contratação, é preciso que se tenha um objetivo claro para usar esse estudo. Após a coleta de dados é preciso criar ações a partir das identificações geradas, portanto, defina métricas e trabalhe em cima disso.

Identificando o que é People Analytics e usando-o na sua empresa, você terá grandes ganhos e redução de custos em diferentes áreas, mudando drasticamente a forma como trabalha e passando a ter eficiência em todos os processos.

Análise comportamental é um assunto amplo e se você precisa se informar mais sobre ele leia sobre isso com este material aqui!



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