Wladimir Martins 18/04/2022

Como a saúde mental dos colaboradores afeta a empresa?

Sabemos que as empresas não são feitas somente de valor financeiro, mas também de valores humanos. E como qualquer pessoa, os colaboradores das empresas são suscetíveis a esgotamento físico e mental que muitas vezes não recebem a devida importância. Qual a importância de cuidar da saúde mental dos colaboradores? 

A saúde mental diz respeito à qualidade da vida cognitiva e emocional de um indivíduo. Isso implica na sua habilidade de lidar com as adversidades rotineiras com controle das próprias emoções, evitando riscos físicos e de saúde. 

A saúde mental está diretamente ligada à boa parte dos acidentes de trabalho. O colaborador que não se sente bem tem mais chances de se perder e provocar um acidente do que outro mentalmente saudável e com atenção plena em suas atividades. 

Por isso, muito mais do que produtividade, cuidar da saúde mental no trabalho é um modo de evitar grandes problemas, processos trabalhistas, indisposições e até mortes no local de trabalho Como o comprometimento da saúde mental dos colaboradores impacta a empresa? Baixo rendimento da equipe: Não há foco e a concentração necessária para realizar qualquer atividade. 

Aumento da taxa de Turn Over: Esse é um fato preocupante para qualquer empresa, uma vez que se investe muito tempo, dinheiro e mão de obra a cada contratação. 

Aumento do absenteísmo: Desde 2011, os transtornos mentais e o estresse são considerados a terceira maior causa dos longos afastamentos por doença no Brasil. 

Aumento dos custos: A situação leva à necessidade de a empresa investir capital e esforços em maneiras de compensar a falta do empregado ou mesmo sua dificuldade de atingir os resultados. Dicas para alavancar a saúde mental do seu colaborador:

 

  • Mantenha um canal aberto para escuta dos colaboradores. 
  • Incentive o respeito às pausas e ao descanso semanal. 
  • Treine seus gestores para serem líderes e não chefes. 
  • Promova a prática de atividades físicas entre os colaboradores. 
  • Estimule uma relação saudável entre os colegas de trabalho. 
  • Abra espaço para os colaboradores darem feedbacks sobre a empresa. 

 

Mas afinal será que existe alguma desvantagem na liderança focada no bem-estar dos colaboradores? Até o momento vimos muitas características positivas. Como em tudo na vida, existem sim, pequenas desvantagens dessa liderança. Este líder, por sua vez, precisa cuidar para permanecer com a firmeza em sua posição, para não acabar se tornando excessivamente permissivo e tolerante, fazendo vista grossa sobre os erros cometidos por seus liderados. Isso pode conduzi-los a certo abuso de sua boa vontade, diminuindo a produtividade e a qualidade do trabalho da equipe. Nesse caso, é interessante ficar atento e saber equilibrar suas decisões e reações. A liderança carismática é um sucesso não é mesmo? Entre no nosso site e saiba mais sobre nossas qualificações. Aposte em você!



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