Wladimir Martins 17/05/2023

Analisando comportamentos de personagens da saga Star Wars

Conhecida em todo o mundo, Star Wars é uma série de nove filmes de Tv com três trilogias, criada pelo cineasta George Lucas. A obra cinematográfica apresenta uma história de fantasia com a presença de elementos da literatura, do romance, do cinema e da ficção como bem e mal. O sucesso da saga resultou na criação de jogos eletrônicos, animações, variações no contexto literário e diversos produtos comercializados em todo o mundo. Marcada por duelos, dinastias, momentos heroicos, espadas, vitórias e tragédias, a história se passa numa galáxia formada por planetas de ecossistemas diferentes: desérticos, selvagens, pouco ou muito habitados. Os personagens demonstram características, habilidades e comportamentos diversos, que cabe a nós uma boa análise.

Mestre Yoda – um dos mestres mais poderosos da série. O personagem se destaca por ser extremamente inteligente, sábio e habilidoso, experiente e conhecedor da força, ótimo em dar conselhos e se comunicar de forma precisa. Na série, Yoda é conhecido pelos treinamentos e ensinamentos oferecidos às novas gerações, além de atuar a favor da manutenção do sistema de governo que defendia. O personagem apresenta um comportamento pertencente aos eixos de Extroversão e Paciência, ele tem ótimas habilidades de comunicação, consegue manter bons diálogos e dar conselhos, faz isso de forma paciente, sutil e amigável.

Luke Skywalker – impulsivo, determinado, corajoso e amigo, Luke – um jovem personagem – age em função daquilo que acredita ser o correto, lutando até o fim para alcançar seus objetivos e ultrapassar os obstáculos. Além disso, ele tem excelentes habilidades de liderança e consegue motivar e incentivar sua equipe. Sensível e empático, Luke se mostra vulnerável emocionalmente à dor e ao sofrimento alheio, motivo que o faz agir de forma imprudente em algumas cenas. Risco é o principal eixo que caracteriza Luke devido a sua impulsividade, perseverança e persistência para alcançar seus objetivos e conseguir o que tanto almeja.

Princesa Leia – Leia também apresenta fortes habilidades de liderança, coragem e bravura. A personagem é inteligente e consegue fazer uma boa análise do ambiente e do comportamento de seus inimigos, se mantendo sempre um passo à frente deles. Ela possui as competências necessárias para o bom desempenho no mercado de trabalho, àquelas que facilmente agradariam os recrutadores. Além disso, a personagem é criativa, estrategista e destemida, sendo destaque na trama e inspiração para seus companheiros. Leia detém características dos eixos de Risco, Norma e Extroversão, por ser altamente determinada, comunicativa, segura, disciplinada e detalhista, consciente do que fazer e como fazer.

Darth Vader – sombrio, rude e impiedoso, o personagem é um dos vilões da saga e busca incessantemente por poder e dominação. Apesar disso, em muitos momentos ele se mostra também compassivo e bondoso, como na cena em que tenta salvar seu filho, Luke. Relacionando as características de Darth com os perfis comportamentais da metodologia Disc, Vader se apresenta no eixo do Risco e das Normas, por ir em busca de conquistar seus objetivos e ultrapassar os obstáculos, ser disciplinado com si próprio e empenhado em suas ações, agindo muitas vezes por impulso.



O quanto esse conteúdo foi útil?

0 / 5. 0

Compartilhar essa matéria


Artigos relacionados

Como desenvolver o autoconhecimento emocional em um papel de liderança?

Como desenvolver o autoconhecimento emocional em um papel de liderança?

15/04/2020

Leia este artigo e entenda o que é o coaching empresarial e como ele se diferencia de outros processos de coaching.

Leia este artigo e entenda o que é o coaching empresarial e como ele se diferencia de outros processos de coaching.

11/01/2019

Dilemas: Quais são e quantos são os que interferem na sua vida pessoal e profissional?

Dilemas: Quais são e quantos são os que interferem na sua vida pessoal e profissional?

12/06/2019