Marketing Opus 14/01/2021

O que é e como funciona a metodologia SMART? Descubra agora!

A definição de metas e objetivos é fundamental para direcionar os passos de uma empresa, afinal, é preciso saber qual é o resultado desejado. Uma boa forma de melhorar esse processo é com a aplicação da metodologia SMART, que torna essa missão mais simples, prática e eficiente. 

Neste artigo, vamos explicar o que é e como funciona a metodologia SMART. Além disso, mostraremos os seus benefícios e como usá-la no RH. Continue a leitura!

O que é e como funciona a metodologia SMART?

A metodologia SMART foi criada em 1981 pelo estadunidense George Doran. Ela representa um modo eficiente de criar metas, que acontece por meio de uma lista de verificação. Esse nome existe pelas palavras que formam o acrônimo, que são:

  • Specific (específico);
  • Measurable (mensurável);
  • Achievable (alcançável);
  • Relevant (relevante);
  • Timely (temporal). 

Desse modo, para que uma meta seja eficiente, ela deve respeitar esses cinco elementos. Confira o que significa cada aspecto e como o método funciona!

Specific (específico)

O primeiro princípio é definir uma meta específica. Se o desejo é vender mais, é preciso deixar claro o quanto significa isso. Desse modo, o objetivo fica claro, permitindo ações diretas. 

Measurable (mensurável)

Também é essencial estabelecer um indicador com possibilidade de mensuração. Esse fator colabora para que a organização atinja a meta determinada e perceba o avanço conquistado.

Achievable (alcançável)

Para que as metas sejam uma fonte de motivação, é essencial que elas sejam alcançáveis. De nada adianta estabelecer um objetivo relevante, mas que não será atingido.  

Relevant (relevante)

Essa palavra destaca que as metas precisam ser relevantes para a empresa. Não é inteligente estabelecer objetivos que não façam sentido para os colaboradores e que não contribuem com o sucesso do negócio. 

Timely (temporal)

O último ponto é definir uma validade para que o objetivo seja alcançado. Quando isso não acontece, é normal que a ideia seja esquecida ou deixada de lado. 

Quais os benefícios desse método?

Seguir o método SMART traz muitos benefícios para a rotina de um negócio. Confira abaixo alguns deles!

Aumenta a organização

Com objetivos específicos e com prazos, é normal que os processos de trabalho se tornem mais organizados. Isso acontece porque os colaboradores sabem o que precisa ser feito para chegar aos resultados desejados. 

Reduz o tempo de execução das tarefas

Metas ajustadas evitam que os profissionais percam tempo buscando soluções que já existem, pois o planejamento é mais eficiente. Isso representa um ganho precioso no tempo de finalização dos projetos.

Potencializa a produtividade

Com processos mais organizados e eficientes, o aumento da produtividade das equipes é uma consequência lógica. Além disso, os colaboradores se sentem mais motivados ao atingirem as metas, o que também é benéfico. 

Como usá-la no RH?

O RH é um setor desafiador e que precisa cumprir muitos objetivos. Quando os processos são feitos de forma organizada, é possível superar as dificuldades e atingir resultados que beneficiarão a empresa. 

Por isso, ao utilizar as metas SMART, é possível melhorar diversos processos, como o treinamento de lideranças, o desenvolvimento dos colaboradores e o recrutamento. Desse modo, o trabalho será notado, trazendo grandes vantagens para o setor e para toda a organização. 

Neste artigo, explicamos o que é a metodologia SMART e como ela pode ser benéfica para a empresa. Com os princípios desse método, é possível conseguir melhorias que serão úteis a curto e longo prazo para o negócio. Portanto, vale a pena investir nesse conceito e colher os bons resultados que ele pode oferecer. 

Gostou deste conteúdo? Então, aproveite para assinar a nossa newsletter e receba outros artigos interessantes para a gestão do seu negócio!



O quanto esse conteúdo foi útil?

0 / 5. 0

Compartilhar essa matéria


Artigos relacionados

Por que o poder de autorreflexão é a chave para o sucesso profissional?

Por que o poder de autorreflexão é a chave para o sucesso profissional?

21/07/2020

Você sabe o que é coaching? Descubra agora o conceito desse processo e como ele auxilia no desenvolvimento de lideranças!

Você sabe o que é coaching? Descubra agora o conceito desse processo e como ele auxilia no desenvolvimento de lideranças!

02/01/2019