Wladimir Martins 01/08/2022

Como evitar ser um clichê nas entrevistas de emprego?

A entrevista de emprego é a etapa mais importante no processo de recrutamento. Após enviar o currículo e passar pelo processo seletivo, você é convidado a participar da entrevista de emprego – um encontro onde o gestor de recursos humanos ou o dirigente da empresa irá fazer perguntas para te conhecer melhor e analisar sua capacidade de contribuir nos resultados da organização, serve também como uma apresentação pessoal de si mesmo. Inicialmente, é importante entender que a imagem é de suma importância nesse momento, portanto, se vestir bem, de forma sutil e com decência é fundamental na ocasião.
Entretanto, é importante estar atendo aos chamados clichês das entrevistas de emprego – comportamentos que são comuns e podem ser observados com frequência nos participantes convocados e submetidos às entrevistas de emprego. No momento da entrevista, o candidato não só será questionado sobre sua formação acadêmica e suas experiências no mercado de trabalho, como também será indagado sobre sua personalidade e comportamento. Por isso, é importante ter cuidado para não dizer frases prontas, as famosas frases clichês, utilizadas pela maioria dos candidatos e que os recrutadores estão cansados de ouvir.
É necessário originalidade!
A melhor maneira de responder os questionamentos é trazendo exemplos de experiências já vividas, já que está claro que respostas ensaiadas e automáticas não agradam os gestores.
O candidato precisa estar seguro e ser sincero ao reportar suas intenções e objetivos na organização. Dizer, por exemplo, que você está em busca de novos desafios é uma das respostas clichês, encontradas nesse cenário. Se você optar por falar em desafios, é necessário ser mais específico e definir claramente quais são os desafios, por quê eles interessam a você e como pretende se desenvolver a partir deles. Mas não só isso, falar de forma objetiva e detalhada como você pode contribuir para os resultados da empresa é crucial, só esteja atento para não parecer enrolação e para que o recrutador não faça uma interpretação equivocada.
Outra frase bastante clichê é “meu maior defeito é ser perfeccionista”. Grande parte dos candidatos ao serem questionados sobre seus defeitos alegam serem bastantes perfeccionistas, uma resposta vaga que pode ser definida como “frase de improviso”, uma vez que os recrutadores escutam inúmeras vezes ao dia. Se esta for realmente uma qualidade sua, não se esqueça se citar exemplos e como pode melhorar neste quesito.
Dizer “sou uma pessoa bastante dinâmica” e alegar que “tem facilidade para se adaptar” são outras duas frases muito utilizadas pelos entrevistados. Essas duas frases são bastante subjetivas e difíceis de medir na prática. Ao invés de apenas falar, tente mostrar exemplos concretos de experiências passadas em que você conseguiu ultrapassar obstáculos em tempo hábil, e com relação à facilidade de se adaptar, você só tem como comprovar essa qualidade após um tempo desenvolvendo as atividades da empresa, então é “perda de tempo” afirmar de imediato.
De modo geral, os gestores esperam respostas originais, criativas e verdadeiras de situações já vividas pelos candidatos. A entrevista deve ser um diálogo agradável para ambas as partes.



O quanto esse conteúdo foi útil?

0 / 5. 0

Compartilhar essa matéria


Artigos relacionados

Consciência profissional: como desenvolvê-la no meu trabalho?

Consciência profissional: como desenvolvê-la no meu trabalho?

29/02/2020

Confira essas dicas essenciais para mudança de carreira bem sucedida

Confira essas dicas essenciais para mudança de carreira bem sucedida

04/01/2021

Você Acredita em Intuição?

Você Acredita em Intuição?

28/03/2016