Wladimir Martins 05/06/2023

Analisando comportamentos de personagens da saga Senhor dos Anéis

Considerado um dos maiores projetos cinematográficos da história, o “Senhor dos Anéis”, indicado 30 vezes ao Oscar, é uma saga que mistura fantasia, mistério e aventura. Escrita entre 1937 e 1949 por J.R.R Tolkien e produzido anos depois pelo cineasta e roteirista, Peter Jackson, a série exibe personagens únicos, criaturas incomuns com características particulares que prendem a atenção do leitor e dos espectadores e são alvos de diversas análises.

Frodo – Corajoso, paciente e sereno, Frodo vive uma vida simples no Condado. Persistente e determinado para ir atrás de seus objetivos, o personagem se mostra leal, fiel e amigo, sempre disposto a ajudar seus companheiros e capaz de sacrificar sua própria vida para protegê-los. Além disso, Frodo é bastante empático e faz do perdão uma de suas melhores qualidades. Nos eixos de desempenho, o comportamento de Frodo se aproxima bastante dos eixos de Risco, Extroversão e Paciência, devido aos desafios enfrentados e sua persistência para conquistar seus objetivos, sua habilidade com relacionamentos interpessoais e, principalmente, a pacificidade, calmaria e tranquilidade para levar a vida.

Gandalf – um dos personagens mais sábios e inteligentes da saga, Gandalf é bastante intuitivo, experiente e é diversas vezes procurado para dar conselhos e orientações. Além disso, ele se mostra corajoso e hábil para resolver conflitos, enfrentar os perigos e ultrapassar os obstáculos, sendo capaz de liderar as batalhas, identificar os problemas com antecedência e tomar medidas preventivas. Ele se destaca com suas habilidades de entendimento, sendo paciente e empático em diversos momentos e agindo para motivar, encorajar e apoiar seus colegas, sendo bastante fiel a todos eles. De boa índole e íntegro, o personagem Gandalf se enquadra nos quatro eixos de Risco, Extroversão, Paciência e Norma, devido as suas habilidades que envolvem coragem, determinação, paciência, compaixão, fidelidade, perspicácia e inteligência.

Sam – amigo leal e fiel companheiro do protagonista Frodo, Sam é bastante observado pela sua coragem, humildade e simplicidade. Ele não é um personagem ambicioso e rude, Sam é companheiro, generoso e trabalhador. Na saga ele é visto fazendo tarefas e atividades diversas, evidenciando sua dedicação, caráter e integridade. O personagem se dispõe a ajudar, oferecendo conselhos e apoiando seus companheiros nos momentos difíceis, além de destacar seu espírito de humanidade, podendo ser compreendido no Eixo de Extroversão pela manutenção das boas relações e por se mostrar atento, preocupado e disposto a ajudar e dialogar com seus colegas e amigos.

Saruman – movido por um desejo incontrolável de poder, o personagem é um dos magos mais poderosos da Terra Média e está disposto a tudo para alcançar seus objetivos. Arrogante, egoísta e obcecado, ele acredita ser superior aos outros e vai aos poucos perdendo a capacidade de ver a realidade. Demonstrando falta de compaixão e empatia, ele é cruel e não se importa com os sentimentos alheios, sendo bastante manipulador. Sua arrogância o torna muito solitário e o faz cometer diversos erros até finalmente ser derrotado. O personagem é totalmente o oposto dos eixos de Extroversão e Paciência, se mantém isolado e não gosta de se relacionar com os outros, se concentrando apenas em seus próprios interesses. No entanto, ele apresenta algumas qualidades presentes nos Eixos de Risco e Norma, como sua determinação e persistência para conseguir o poder que deseja e sua inteligência para enganar e manipular os outros.



O quanto esse conteúdo foi útil?

0 / 5. 0

Compartilhar essa matéria


Artigos relacionados

Você sabe o que é um plano de desenvolvimento pessoal e como ele pode influenciar a sua carreira? Descubra!

Você sabe o que é um plano de desenvolvimento pessoal e como ele pode influenciar a sua carreira? Descubra!

29/01/2019

Confira essas dicas essenciais para mudança de carreira bem sucedida

Confira essas dicas essenciais para mudança de carreira bem sucedida

04/01/2021

Já ouviu falar na técnica Pomodoro? Veja como funciona na prática

Já ouviu falar na técnica Pomodoro? Veja como funciona na prática

25/03/2020