Marketing Opus 12/01/2019

Você já ouviu falar em plano de sucessão organizacional? Sabe o que é e quais os objetivos desse processo? Descubra!

Plano de sucessão organizacional: qual a importância para a empresa?

Você já ouviu falar em plano de sucessão organizacional? Sabe como esse processo de gestão de pessoas pode potencializar o sucesso do negócio e evitar uma série de problemas e transtornos?

Toda empresa possui uma série de cargos distintos, cada um com um nível de responsabilidade e funções diferentes. Quando um colaborador se aposenta ou deixa a empresa, principalmente quando se trata de um líder ou membro da alta gestão, você pode sentir dificuldade para encontrar alguém capaz de substituí-lo, e a empresa sofre as consequências da ausência desse profissional.

É aí que entra o plano de sucessão organizacional, como uma forma de planejar a ocupação dos cargos da empresa, principalmente os mais estratégicos.

Leia este artigo e entenda mais sobre o plano de sucessão organizacional agora mesmo!

Quais são os principais objetivos do plano de sucessão organizacional?

Para entender mais sobre o plano de sucessão, é essencial saber quais são os principais objetivos desse processo. São eles:

  • garantir a continuidade na gestão da empresa;
  • planejar a transição de comando;
  • entender as necessidades do negócio;
  • preparar os colaboradores para assumirem cargos mais estratégicos;
  • selecionar possíveis sucessores dentro da empresa.

Qual a importância do plano de sucessão organizacional?

Com um plano de sucessão organizacional, é possível se preparar para enfrentar um dos principais desafios para as empresas: a saída de líderes e gestores. E, no mercado da atualidade, a antecipação é essencial para que a organização se prepare para as situações futuras.

Por meio de um plano de sucessão, é possível enfrentar os desafios e obstáculos da empresa com maior tranquilidade, pois ela continuará a funcionar de maneira adequada, por sofrer menos o impacto da saída dos líderes.

Além disso, quando você implementa esse processo, investe na capacitação de novos líderes e identifica aqueles colaboradores que possuem potencial para se tornar gestores de excelência. Com isso, pode realizar treinamentos ao longo do tempo, fazendo com que eles estejam preparados no momento de assumir cargos mais estratégicos.

Dessa forma, além dos benefícios para o negócio, também é possível aumentar a satisfação do time com a empresa, uma vez que demonstra valorizar quem faz parte do negócio.

Como implementar um plano de sucessão organizacional?

Agora que você já sabe o que é e qual a importância do plano para a empresa, é hora de entender como implementar esse processo na organização. Descubra agora algumas dicas!

Identifique as necessidades de cada cargo

Comece com a realização de um mapeamento do perfil comportamental dos cargos da sua empresa. Identifique quais são as competências, técnicas e comportamentos necessários para que o colaborador realize as tarefas com excelência.

Mapeie as competências dos colaboradores

Também é essencial mapear as competências de cada colaborador de forma a identificar aqueles com potencial para assumir cargos de gestão. Nesse momento, lembre-se de que cada cargo deve ter mais de um possível sucessor.

Crie um planejamento de capacitações

Cruze as competências dos colaboradores com as exigências de cada um dos cargos e identifique as principais lacunas. A partir disso, é importante planejar com o membro do time um cronograma de capacitações e treinamentos. É a partir dele que você prepara o profissional para assumir novos cargos na empresa.

Analise os resultados periodicamente

Ao longo do tempo, é importante mensurar os resultados das capacitações de forma a identificar a necessidade de ajustes. Pode ser que as exigências do cargo mudem ou o tipo de treinamento não seja o mais adequado para determinado profissional. Portanto, mensurar os resultados periodicamente é essencial para o sucesso do processo.

O plano de sucessão organizacional é um procedimento complexo e, por isso, exige muito dos profissionais de RH. Porém, ele é uma das ferramentas que garantem o sucesso e longevidade do negócio, ao trazerresultados que compensam os desafios enfrentados. Portanto, siga essas dicas e comece a implementar esse processo agora mesmo na sua empresa!

Aproveite para compartilhar experiências e tirar suas dúvidas agora mesmo! Deixei um comentário abaixo!



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