Wladimir Martins 27/09/2022

Recrutamento exclusivo para pessoas negras

O racismo ainda é uma realidade no Brasil. Racismo é uma forma de discriminação motivada pela cor da pele ou origem étnica de uma pessoa, seria a falsa ideia de que algumas raças são superiores. O Brasil apresenta um longo histórico de racismo, foram quase quatro séculos de escravidão que colocaram os negros à margem da sociedade, o recrutamento exclusivo para pessoas negras adotado por algumas empresas seria uma forma de contribuir na reparação histórica, reduzindo a disparidade e ofertando mais oportunidade para a população preta.
A empresa que entende essa problemática, é sensível aos dados, implanta na organização uma política antirracista e preza pela valorização da diversidade, passa a ser reconhecida pela responsabilidade social.
Dentro desse cenário surgem também as ações afirmativas: ferramentas que promovem acesso aos grupos minoritários, sendo elas cotas, bônus, auxílios ou programas de incentivo, ou seja, medidas que funcionam como reparação dessa disparidade. Nas empresas, as ações afirmativas podem ser fundamentais para atrair profissionais negros e uma excelente forma de mudar não só a realidade social da organização, mas também de suas famílias. De acordo com Luiz Fernando Ferreira, Coordenador de Comunicação da “Empregue Afro” e Consultor de RH, insistir na manutenção de uma equipe predominantemente branca, é insistir na permanência e manutenção do racismo.
Os processos e recrutamentos exclusivos para pessoas negras são fundamentais para garantir que os negros sejam de fato contratados. Durante o desenvolvimento dos programas de recrutamento, é importante que os gestores e profissionais de RH façam um estudo e entendam todo o contexto racial do país e analisem as ações que podem ser realizadas para que a diversidade seja respeitada dentro da organização. Além disso, é crucial que os critérios de seleção sejam reavaliados, que profissionais negros participem da banca de recrutamentos e que ações internas sejam desenvolvidas para permitir a permanência e o crescimento desses profissionais dentro da organização.
A equipe de recrutamento pode se basear em boas práticas de seleção, como a de garantir as mesmas chances a todos os candidatos independente da instituição de ensino que ele tenha se formado, além do mais, a empresa pode oferecer cursos de capacitação e treinamentos para que os funcionários se adaptem a nova realidade.
Para se candidatar e concorrer às vagas exclusivas para pessoas negras e pretas, é necessário que o profissional faça a auto declaração de preto ou pardo e cumpra os demais requisitos da vaga, como nos demais processos seletivos.
De modo geral, as empresas precisam oferecer vagas exclusivas para pessoas negras para cumprir seu papel social e contribuir para a redução de algo maior, o racismo. De acordo com o IBGE, 56% da população brasileira se declara preta ou parda, mas ainda assim, ocupam apenas 30% dos cargos gerenciais nas empresas. Apesar disso, se cada empresa tomar consciência do seu papel e da sua responsabilidade diante desses indicadores, os pretos e pardos terão mais oportunidades e alcançarão mais espaços, incluindo os de alto prestígio. O processo de recrutamento para negros gera oportunidade, igualdade e pluralidade para a população que há anos foi posta à margem do desenvolvimento e do progresso do Brasil.



O quanto esse conteúdo foi útil?

5 / 5. 1

Compartilhar essa matéria


Artigos relacionados

Você sabe quais habilidades são necessárias para se desenvolver a alta performance profissional? Leia o artigo e confira!

Você sabe quais habilidades são necessárias para se desenvolver a alta performance profissional? Leia o artigo e confira!

29/01/2019

Tudo o que você precisa saber sobre reestruturação organizacional

Tudo o que você precisa saber sobre reestruturação organizacional

03/02/2020