Marketing Opus 12/01/2019

Quer saber mais sobre a mentoria empresarial? Então leia este artigo e descubra agora mesmo!

Saiba agora como funciona um programa de mentoria empresarial!

Investir na capacitação da sua equipe é essencial para garantir que os colaboradores gerem mais e melhores resultados para o negócio. Programas de desenvolvimento ainda aumentam o engajamento e a motivação da equipe com o trabalho dentro da empresa.

Para além de treinamentos no formato tradicional, surgem processos modernos e eficientes, capazes de potencializar os resultados da sua empresa. Entre eles, o programa de mentoria empresarial.

Quer saber mais sobre esse processo? Então, continue a leitura e descubra agora mesmo!

Afinal, o que é o programa de mentoria empresarial?

Existem profissionais, dentro e fora da sua empresa, que já possuem grande experiência no mercado. Eles já enfrentaram uma série de desafios, testaram soluções para problemas e superaram obstáculos dos mais diversos tipos. Dessa forma, podem auxiliar profissionais mais jovens e menos experientes a se desenvolverem e a gerarem mais e melhores resultados. É exatamente isso que consiste o programa de mentoria empresarial.

Ele é, portanto, um processo de desenvolvimento no qual profissionais mais experientes auxiliam os mais jovens a terem atitudes mais produtivas. Para isso, eles avaliam o comportamento e as decisões dos aprendizes de forma a dar feedbacks construtivos e gerar uma série de insights para a melhor atuação do profissional.

Quais são as etapas do programa de mentoria empresarial?

O programa de mentoria empresarial é composto por 5 etapas essenciais. Entenda agora quais são elas:

  1. definição dos objetivos: são definidos os principais objetivos e metas para o programa;
  2. planejamento: nesse momento, é importante planejar todo o programa, com datas e atividades a serem realizadas;
  3. seleção e capacitação dos mentores e mentorados: é preciso formar pares de mentores e mentorados, e capacitá-los para colocar o planejamento em prática;
  4. execução: esse é o momento de colocar a mentoria empresarial em prática dentro da empresa;
  5. avaliação dos resultados: por fim, é importante avaliar os resultados, comparando-os com as metas estabelecidas.

Quando realizar uma mentoria empresarial?

Agora que você já sabe o que é e quais são as etapas da mentoria empresarial, pode ficar o questionamento: qual o melhor momento para colocar esse processo em prática dentro da empresa?

Não existe uma resposta única para essa pergunta, uma vez que a mentoria pode trazer benefícios em diversos momentos do negócio. Em primeiro lugar, o programa de mentoria empresarial é importante quando você prepara um novo líder para a sucessão ou quando um novo gestor assume um cargo mais alto.

Além disso, a mentoria empresarial também é vantajosa quando a empresa busca aumentar a integração do time e remover barreiras entre gestores e equipe. Por fim, outro momento no qual ela pode trazer benefícios é quando os colaboradores mostram dificuldade em equilibrar a vida pessoal e profissional.

Porém, esses são apenas exemplos de momentos nos quais a mentoria empresarial pode ser vantajosa para o seu negócio. Também pode ser importante investir nesse processo em diversos outros contextos, sempre visando o desenvolvimento da equipe como um todo.

Quais são os benefícios da mentoria empresarial?

O programa de mentoria empresarial oferece uma série de benefícios, tanto para a empresa quanto para o mentor e o mentorado. Descubra agora alguns deles:

  • desenvolve competências tanto no mentor quanto no mentorado;
  • aumenta a integração da equipe;
  • facilita a tomada de decisão;
  • gera insights para a resolução de problemas;
  • melhora a comunicação interna na empresa;
  • desenvolve autoconhecimento e autoconfiança;
  • favorece o equilíbrio entre vida pessoal e profissional.

Diante de tantos benefícios, o programa de mentoria empresarial pode ser a solução que você busca para potencializar o desenvolvimento do time. Portanto, o que está esperando para investir nesse processo agora mesmo?

Aproveite para entrar em contato com a Opus Human e descubra como ter um serviço de mentoria realizado com expertise na sua empresa!



O quanto esse conteúdo foi útil?

0 / 5. 0

Compartilhar essa matéria


Artigos relacionados

Como delegar tarefas de forma eficaz?

Como delegar tarefas de forma eficaz?

19/08/2021

Analisando Perfis Comportamentais de Personagens: Harry Potter

Analisando Perfis Comportamentais de Personagens: Harry Potter

27/09/2022

Como a comunicação assertiva ajuda no alinhamento da equipe?

Como a comunicação assertiva ajuda no alinhamento da equipe?

01/04/2020