Wladimir Martins 07/06/2022

O que é o Estado de Flow?

Sabe aquela conversa com os amigos que você não vê e nem sente o tempo passar? Ela pode ser explicada pelo “Estado de Flow”.
Segundo Mihaly, Pesquisador, Psicólogo e estudioso da Psicologia Positiva, o chamado “Estado de Flow” se caracteriza pela satisfação plena, que une energia, prazer e foco total no momento da realização de determinada atividade. A condição diz respeito a um estado mental alcançado de forma espontânea, onde a atenção está no presente, ou seja, durante a execução da tarefa, e não há preocupação com o seu fracasso.
O Estado de Fluxo, tradução encontrada na Língua Portuguesa, é o momento exato onde corpo e mente estão em perfeita sintonia, te levando a um estado de êxtase enquanto trabalha, estuda ou realiza qualquer atividade. É um estado inesperado e abstrato, quando acontece você já está imerso na realização da atividade, extremamente concentrado e feliz, e só consegue perceber plenamente depois que a conclui.
Apesar de ser um estado espontâneo e inesperado, há alguns fatores que contribuem para o seu alcance, como o foco e a motivação. Mas não só isso, saber o que, como e onde prosseguir são fundamentais para alcançar o Estado de Flow. Além disso, estar livre de distrações e conseguir perceber desafios e possibilidades de resolução na execução da tarefa contribuem para que você se sinta motivado, desafiado e feliz para realizá-la, aumentando as chances de se alcançar o estado.
De forma geral, o Estado de Flow depende do equilíbrio entre desafio e habilidade. O excesso de algum deles pode causar ansiedade — se tratando de um desafio superior às habilidades — ou tédio — quando as habilidades alcançam um nível superior se comparadas ao desafio. Dessa forma, é preciso estar atento às sensações apresentadas no decorrer da execução da atividade. Tédio, preocupação, apatia, ansiedade ou outro sentimento desfavorável não devem ser percebidos e sentidos durante o seu desempenho.
A principal consequência do Estado de Flow é o alcance da felicidade. Isso porque a experiência implica e possibilita o desenvolvimento e crescimento pessoal. Sendo assim, quanto maior for suas vivências no Estado de Flow, maior será o sentimento de felicidade, junto à pensamentos positivos e otimistas.
Mas o importante é como alcançar o Estado de Flow, certo!?
Há alguns gatilhos e fatores que contribuem para chegar ao estado, como foi citado acima. Além daqueles, há também alimentos que facilitam o seu alcance. Ter uma rotina alimentar saudável, sem exageros e compulsões é de suma importância para a excelência e os resultados da tarefa realizada. Beber bastante água, tomar doses equilibradas de café e comer frutas e comidas leves são também essenciais. A água é capaz de aumentar consideravelmente o foco e a concentração, ingerir o líquido garante que o cérebro (composto de 75% de água) funcione perfeitamente bem.

Somado a isso, reprogramar a mente também é um forte contribuinte no alcance do estado. Mas de que maneira?
O fragmento do cérebro que condiciona o comportamento humano funciona a partir de neuroassociações. Dessa forma, reprogramar a mente consiste em criar uma sugestão mental que guie o cérebro a entrar no Estado de Flow, seja na repetição de uma palavra/frase sugestiva ou na realização de algum movimento como a prática do alongamento.



O quanto esse conteúdo foi útil?

0 / 5. 0

Compartilhar essa matéria


Artigos relacionados

Benchmarking: Entenda o termo de uma vez por todas.

Benchmarking: Entenda o termo de uma vez por todas.

26/05/2021

5 principais habilidades do futuro que você precisa desenvolver

5 principais habilidades do futuro que você precisa desenvolver

02/10/2020