Marketing Opus 10/03/2019

O MENINO QUE DESCOBRIU O VENTO

Como o foco constrói pessoas de sucesso!

Por Wladimir Martins

Uma história verídica da Netflix baseada nas memórias de William Kamkwamba, o menino que descobriu o vento, contada de maneira descontraída e emocionante, em um enredo de profunda essência com muitos aprendizados importantes para nossa vida pessoal e profissional, quer saber um pouco mais sobre esta brilhante trajetória, leia este post!

Ainda menino em meio a muitas dificuldades e sofrimento, William vive a triste história de ver a família passar por muitas privações, assim como ele próprio que fora expulso da escola por não ter condições de pagar. Em meio a um cenário muito ruim, resolveu não se abater, canalizou a sua energia em olhar para o cenário negativo e enxergar a intenção positiva.

Esta é a primeira lição a ser aprendida com este filme.

Como você olha para os cenários a sua volta? Sempre de forma negativa ou busca a intenção positiva em cenário adverso?

Ficar reclamando o tempo inteiro, transformando a sua vida em uma roleta russa de lamentações, não lhe ajuda a ser alguém melhor e com mais energia, o negativo quando encarado do ponto de vista de crescimento, potencializa as pessoas ao invés de paralisá-las.

William um garoto extremamente inteligente, que tornou-se autodidata, busca utilizar a sua atitude (comportamento) para descobrir como ajudar as pessoas de uma área muito seca, pois passavam longos períodos de estiagem, assim explorando o conhecimento de muitos livros que costuma ler, criou formas de captar a energia eólica nas terras áridas de Malawi, assim era possível garantir a irrigação das plantações e abastecer de alimentos muitas famílias.

Um garoto que jamais desistiu da sua ideia, apesar do ambiente gerar condições desfavoráveis, esta é a segunda lição importante desta veracidade dramatúrgica, o foco, algo que fará a sua vida decolar ou aterrissar de vez.

Você tem o hábito de colocar foco no que faz?

O que é foco?

Foco significa a nitidez de uma imagem, a visão de um objetivo bem definido, o centro e o ponto de convergência.

Quantas pessoas ficam se lamentando por não conquistar algo, mas ao mesmo tempo não são focadas, pois se dispersam facilmente e são aliciadas pelo meio onde estão inseridas, ou seja, deixam se levar e serem abduzidas pelas variáveis inimigas do foco. Somente conquista e evolui, as pessoas que se mantem no foco, estas sim fazem a diferença!

William foi muito focado, mesmo quando o pai não lhe deu apoio ou não era acreditado por seus amigos, que achavam que a ideia era maluca.  Mesmo assim não deixou o seu propósito maior de lado, foi em frente e alcançou o sucesso, muito engajado com o seu propósito, isto ajuda muito na manutenção do foco.

A aproximação do objetivo traçado é um fator motivacional, pois é possível vermos a materialização dos nossos propósitos, mas isto somente será possível com muito foco.

William Kamkwamba, um exemplo a ser seguido, pois alcançou seus objetivos por meio de seus próprios esforços, e em momento algum foi egoísta, pois tinha como meta ajudar as pessoas do lugar onde vivia, nunca aceitou que aquela era uma condição imutável e muito menos a frase: Isto é assim mesmo não tem jeito. Um inovador engenheiro, que ganhou fama, ao construir uma turbina eólica para gerar energia, utilizando-se de muita criatividade, com troncos de eucalipto, uma bicicleta velha e materiais coletados em um ferro velho do local.

William é mais um exemplo de que o foco determina o futuro, porque acreditou que era possível mudar, não se acovardou diante das dificuldades e principalmente não se deixou abater diante do primeiro obstáculo, por isso tornou-se um vencedor.

Você vai continuar perdendo foco, fazendo tudo da mesma forma?



O quanto esse conteúdo foi útil?

5 / 5. 1

Compartilhar essa matéria


Artigos relacionados

Gestão comportamental: tudo o que você precisa saber

Gestão comportamental: tudo o que você precisa saber

07/06/2022

Analisando comportamentos de personagens da série Grey’s Anatomy

Analisando comportamentos de personagens da série Grey’s Anatomy

11/05/2023

Consciência profissional: como desenvolvê-la no meu trabalho?

Consciência profissional: como desenvolvê-la no meu trabalho?

29/02/2020