Marketing Opus 02/01/2019

Leia este artigo e entenda agora o que é endomaketing e qual a relação desse conceito com o clima organizacional do negócio.

Endomarketing nas empresas: entenda a relação com o clima organizacional

Você já sabe da importância de criar um bom ambiente de trabalho para os colaboradores da sua empresa, não é mesmo? Afinal, quando você cuida do clima organizacional, os profissionais trabalham mais motivados e engajados em suas atividades, gerando mais e melhores resultados para a empresa.

Além disso, também há uma redução na rotatividade de colaboradores e você aumenta os índices de satisfação dos trabalhadores com o negócio.

Nesse aspecto, o endomarketing nas empresas pode ser o seu maior aliado. Quer saber o que significa esse termo e como ele se relaciona com o clima organizacional? Então, continue a leitura e descubra!

O que é endomarketing?

Endomaketing é, em uma tradução literal, um marketing voltado para o seu público interno. Isso significa que esse conceito se refere a formas de conquistar os colaboradores da sua empresa, utilizando estratégias semelhantes às do marketing feito para os seus clientes.

Esse termo acontece ao reconhecer os profissionais que trabalham em uma empresa como um tipo de cliente da organização. Afinal, eles se relacionam com a empresa e são os responsáveis por gerar os resultados para o negócio.

Dessa forma, é importante engajá-los nos objetivos e metas da empresa, de forma que eles contribuam de maneira estratégica para o crescimento da organização. Além disso, eles atuam como promotores do negócio, melhorando a imagem da empresa, tanto com os consumidores quanto no mercado de trabalho.

E clima organizacional, o que significa?

Já o clima organizacional consiste no conjunto de sensações e impressões que os colaboradores possuem em relação ao ambiente da empresa e às relações que estabelecem com os colegas e líderes. Ou seja, o clima corresponde à forma como a empresa é percebida por quem trabalha dentro dela.

Ele influencia em diversas variáveis e indicadores do negócio. A motivação e o engajamento nas atividades da empresa, por exemplo, podem mudar de acordo com o clima organizacional. Além disso, quanto melhor o clima, menores os índices de rotatividade da equipe.

Como o endomarketing nas empresas influencia o clima organizacional?

Agora que você já sabe o que é o endomarketing nas empresas e clima organizacional, consegue perceber como esses dois elementos se relacionam. Afinal, o endomarketing influencia diretamente no clima organizacional de uma empresa.

Quanto melhores as estratégias de endomarketing adotadas pela sua empresa, melhores são as impressões que os colaboradores terão em relação ao negócio. Isso acontece porque eles passam a entender melhor quais são os objetivos estratégicos da empresa — o que gera um propósito para a realização das atividades — e compreendem também, de forma mais clara, qual o papel de cada um no alcance das metas estabelecidas.

Dessa forma, ficam mais engajados e motivados para gerar bons resultados ao negócio e ainda colaboram com o restante da equipe, de forma que todos consigam atingir as metas individuais. Com isso, o ambiente de trabalho fica mais leve e descontraído. Ademais, a colaboração faz com que o relacionamento entre colegas e líderes seja positivo, com menos conflitos.

Dessa forma, o clima organizacional também tende a melhorar, uma vez que as impressões e os sentimentos dos colaboradores em relação ao negócio se tornam mais positivas.

Como melhorar o clima organizacional com estratégias de endomarketing?

Como vimos, é possível melhorar o clima organizacional utilizando estratégias eficientes de endomarketing. Descubra agora algumas delas:

  • crie momentos de integração entre os membros;
  • tenha uma cultura sólida;
  • divulgue a missão, a visão e os valores da empresa;
  • engaje o time no planejamento estratégico do negócio;
  • valorize os profissionais que fazem parte do seu time;
  • aplique pesquisas de satisfação e solicite feedbacks constantes;
  • cuide do ambiente físico da empresa;
  • capacite os colaboradores.

Agora, você está pronto para investir na melhoria do clima organizacional da sua empresa, por meio de estratégias eficientes de endomarketing. Portanto, os próximos passos são entender quais são as principais necessidades e pontos críticos do negócio em relação a esses dois elementos e criar planos de ação para melhorá-los. Não se esqueça de mensurar os resultados, periodicamente, de forma a identificar a necessidade de mudanças na estratégia de endomarketing do seu negócio.

Aproveite e curta agora a nossa página no Facebook para continuar por dentro de outras dicas de ouro para o seu negócio!



O quanto esse conteúdo foi útil?

0 / 5. 0

Compartilhar essa matéria


Artigos relacionados

Como aliar transformação digital e humanização?

Como aliar transformação digital e humanização?

26/05/2021

Conheça 5 livros para desenvolvimento profissional para ler ainda esse ano

Conheça 5 livros para desenvolvimento profissional para ler ainda esse ano

10/12/2020

Tipo de perfil comportamental: conheça os 4 principais

Tipo de perfil comportamental: conheça os 4 principais

21/07/2020