Wladimir Martins 19/08/2025

Análise do perfil comportamental da vilã Nazaré, da novela “Senhora do Destino”

A Análise de Desenvolvimento Pessoal ou ferramenta PDA consiste em um método de investigação e estudo do perfil comportamental, onde é possível identificar carências e exageros na personalidade de determinado indivíduo, relacionando essas características às áreas, tarefas e decisões no cenário profissional. Esse estudo é importante pois identifica padrões de comportamento nos colaboradores, que podem ou não favorecer a empresa, além de ser uma ferramenta eficaz nos processos de recrutamento e seleção, desenvolvimento de equipe e gestão de talentos. Nesse sentido, iremos analisar o perfil comportamental da personagem Nazaré, na novela Senhora do Destino, e relacionar sua personalidade às presentes na ferramenta de análise do comportamento PDA.

Na novela “Senhora do Destino”, Nazaré era uma vilã com uma ambição e crueldade imensuráveis. Ela era manipuladora e estava a todo momento em busca de poder e status, usando qualquer artimanha e fazendo absurdos para alcançar seus objetivos. Sua falta de empatia, aliada às mentiras, disfarces e manipulações, moldavam sua personalidade, fazendo de Nazaré uma personagem cruel e insensível. Por esse motivo, e também por cometer diversos crimes bárbaros, ela era pouco amada e adorada pelos demais personagens da novela. Por trás da face de vilã, a personagem também buscava aceitação e amor. Apesar de seus atos cruéis, ela demonstrava, em certos momentos, lealdade. Além disso, ela possuía um lado sarcástico e repleto de deboche, e sua inteligência podia ser notadamente observada durante a trama.

A ferramenta de análise comportamental PDA possui quatro eixos, cada um com características e atributos próprios, sendo eles os eixos de: Risco; Extroversão; Paciência; e Norma. A personagem Nazaré possui qualidades que pertencem ao eixo de Risco. Sua ambição e determinação para alcançar seus objetivos a levam a enfrentar diversos riscos e obstáculos, além de que, suas ações são pouco moderadas, o que a faz agir por impulso e ultrapassar os limites diversas vezes. Com relação ao eixo de Extroversão, percebemos um distanciamento do perfil de Nazaré para com as características presentes nesse eixo. Nazaré é pouco sociável, não é nada simpática, pouco influente e amigável, seu humor é ácido e seu comportamento é cruel e pouco sensível. O perfil de Nazaré, na novela, também se distancia do eixo de Paciência. A calma para lidar e reagir às situações não faz parte do perfil de Nazaré, que é uma pessoa amarga e impaciente.

Por fim, relacionando o eixo de Norma da ferramenta PDA com a personalidade de Nazaré, observamos que seu perfil também se distancia dos parâmetros destacados no respectivo eixo. Isso porque Nazaré não segue regras, ela cria suas próprias regras e métodos, sendo capaz de criar seus próprios padrões de vivência e agir por impulso. De modo geral, a ferramenta de Análise de Desenvolvimento Pessoal (PDA), é um importante instrumento de direção que facilita os processos de seleção e gestão de pessoas nas empresas, potencializando as habilidades e competências dos colaboradores e identificando possíveis falhas de comportamento. Além disso, ela contribui para o sucesso da organização, uma vez que, conhecendo o perfil dos colaboradores é possível traçar estratégias reais e gerar resultados que transformarão o futuro do negócio.



O quanto esse conteúdo foi útil?

5 / 5. 1

Compartilhar essa matéria


Artigos relacionados

Analisando o Perfil Comportamental de Nairóbi da série A Casa de Papel

Analisando o Perfil Comportamental de Nairóbi da série A Casa de Papel

07/03/2025

Analisando o perfil comportamental da personagem Elisabeth Sparkle, de “A Substância”

Analisando o perfil comportamental da personagem Elisabeth Sparkle, de “A Substância”

19/05/2025

Entenda agora o que é RH estratégico e como implantar na empresa

Entenda agora o que é RH estratégico e como implantar na empresa

02/10/2020