Marketing Opus 12/01/2019

Entenda agora o que é plano de sucessão e saiba também qual a importância desse processo para a longevidade do seu negócio!

O que é plano de sucessão e como implementar na empresa, afinal?

Na sua empresa, existem cargos centrais para o bom funcionamento do negócio, certo? É o caso dos gestores e profissionais responsáveis pela tomada de decisão. Geralmente, eles têm uma vasta experiência e são capacitados para realizar as atividades com excelência. Nesse contexto, o plano de sucessão ocupa um papel importante no andamento do negócio.

Imagine a seguinte situação: um desses gestores decidiu se aposentar ou deixar a empresa. O que fazer? É aí que entra o plano de sucessão como um grande aliado. Descubra agora o que é esse processo e como implementá-lo na sua empresa!

Afinal, o que é um plano de sucessão?

O plano de sucessão é, basicamente, um planejamento a longo prazo em relação aos cargos estratégicos dentro do negócio, preparando os profissionais desde agora para assumir essas responsabilidades no futuro. Portanto, ele reflete os interesses e os objetivos da empresa em relação a cada um dos colaboradores. Também permite a capacitação antecipada do time para competências essenciais de um cargo de gestão, como liderança, tomada de decisão, visão de mercado, entre outras.

Portanto, o plano de sucessão deixa o propósito e as expectativas de futuro da empresa claros, não apenas para os colaboradores, mas para o próprio negócio. Além disso, atua como uma forma de antecipar imprevistos e tomar decisões em relação aos riscos do negócio e aos possíveis cenários futuros.

Como implementar o plano de sucessão?

Agora que você já sabe o que é e a importância de um plano de sucessão para o seu negócio, é hora de entender como colocar isso em prática. Descubra agora algumas dicas de ouro para isso!

Mapeie os cargos e competências

Em primeiro lugar, é importante que você mapeie todos os cargos da sua empresa e entenda quais são os mais estratégicos para o negócio. A partir daí, é necessário mapear as competências, tanto técnicas quanto comportamentais, necessárias para que um profissional exerça essas funções.

Aproveite para realizar também um mapeamento das competências do time. Dessa forma, você já pode ter uma ideia de quais são os colaboradores mais capacitados para assumir determinado cargo no futuro e quais são os treinamentos necessários para isso.

Alinhe expectativas

Para criar um plano de sucessão sólido, é importante que você também alinhe expectativas com a equipe. Nesse aspecto, é preciso entender quais são os objetivos de carreira dos colaboradores, quais deles almejam um cargo de gestão e o que move cada um no ambiente de trabalho.

Elabore um plano de ação

A partir desse processo, é o momento de elaborar um plano de ação. Portanto, estabeleça o passo a passo da sucessão, mesmo que ela ainda não seja uma necessidade. Planeje capacitações e treinamentos para a equipe e desenvolva um cronograma de atividades e metas que devem ser cumpridas.

O plano de sucessão é um processo extremamente importante para a empresa. Com ele, você é capaz de preparar os profissionais para assumir cargos estratégicos no futuro e, dessa forma, garantir a longevidade da sua empresa. Para potencializar os resultados do processo, conte uma empresa especializada: ela você tenha contato com profissionais especialistas no assunto, capazes de tornar o seu plano de sucessão mais eficaz e eficiente.

Então, entre em contato com a Opus Human agora mesmo e descubra todas as soluções que temos para oferecer nesse processo!



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