Wladimir Martins 29/03/2020

Mentoria reversa e geração do milênio: por que sua empresa precisa disso?

Mentoria reversa e geração do milênio: o que isso tem a ver com empresas como Coca-cola, Target e Microsoft? Todas implementaram a ideia que já é tendência e veio para acompanhar o mundo acelerado no qual tecnologia não é mais uma ilusão.

Isso faz todo sentido para os millennials, também conhecidos por geração Y ou, ainda, geração do milênio. Essa é a primeira geração a ter crescido com acesso à tecnologia e é composta pelos nascidos entre os anos 1980 até 1995, podendo se estender até os anos 2000, de acordo com alguns estudiosos.

Quer saber mais sobre essa nova modalidade que veio para ficar e como ela pode beneficiar sua empresa? Então, este post é para você!

O que é a geração do milênio e qual o seu diferencial?

Alguns os chamam de preguiçosos ou avessos ao trabalho, mas a verdade é que essa não é uma geração que se contenta com o famoso “mais do mesmo”. O que pode parecer má vontade para alguns é, no entanto, a busca por alternativas criativas e inovadoras para os modelos fixos pré-estabelecidos.

E é exatamente nessa “ferida” que os executivos mais experientes querem tocar. A pergunta que eles se dispuseram a fazer foi: como nossa empresa pode se beneficiar dessa nova visão mais globalizada, conectada e sempre disposta a inovar? A geração do milênio tem a resposta e está disposta a ajudar!

O que é mentoria reversa e por que sua empresa precisa dela?

mentoria reversa funciona da seguinte forma: um colaborador mais jovem se transforma em mentor, trabalhando junto com um colega mais experiente no mercado, oferecendo ajuda e treinamento em vários assuntos que as gerações jovens são mais familiarizadas. Exemplo: tecnologia, ferramentas digitais, redes sociais, entre muitos outros.

A orientação tradicional tem mudado para a orientação reversa, transformando a geração Y em mentores para os líderes que desejam permanecer à frente. Mas será que a sua empresa realmente precisa dela? Vamos deixar que a própria Coca-cola responda a essa pergunta com fatos.

Esse processo de mentoria às avessas teve início na empresa em 2015, renovada em 2016 e, já nessa época, a ideia era que o programa fosse permanente. Isso só aconteceu devido aos inúmeros resultados positivos para os mentores, mentorados e, consequentemente, os colaboradores de forma geral. Uma iniciativa promissora e que deu muito certo!

Como a mentoria reversa e a geração do milênio podem ajudar sua empresa a se destacar?

O principal objetivo da mentoria reversa é a inovação. Ela pode ser aplicada nas empresas em programas completos, com datas previstas no calendário corporativo ou até em reuniões esporádicas.

O mais importante é analisar qual a melhor maneira de incorporar o processo em sua empresa e onde encontrar os mentores certos para cada finalidade: adaptação às novas tecnologias; novas oportunidades; atualização; engajamento e até redes sociais.

Aliás, esse é um ótimo local para procurar e encontrar bons mentores que façam parte da geração do milênio e que contemplem as hard e soft skills necessárias para alavancar sua empresa e destacá-la no mercado, digital ou não.

Fica então uma reflexão: se essas grandes e inovadoras empresas citadas no início deste artigo já estão reestruturando seus programas de mentoria para a reversa, por que não incorporá-la também ao seu negócio?

Além da mentoria reversa e geração do milênio, temos também a mentoria tradicional, cujo principal objetivo é o desenvolvimento de um profissional mais jovem e menos experiente.

Você pode saber mais sobre esse tipo de mentoria e algumas outras modalidades neste post. Confira!



O quanto esse conteúdo foi útil?

0 / 5. 0

Compartilhar essa matéria


Artigos relacionados

O que é Gamificação?

O que é Gamificação?

05/07/2022

Employe Experience: Você sabe o que é?

Employe Experience: Você sabe o que é?

15/06/2021

Você Acredita em Intuição?

Você Acredita em Intuição?

28/03/2016