Wladimir Martins 29/01/2020

Descubra como gerenciar funcionários mais velhos de forma efetiva

Com o aumento significativo de trabalhadores da geração millennial, a ocupação dos cargos gerenciais tem se dado em grande parte por esses colaboradores. Com isso, muitos conflitos de relacionamento têm acontecido entre as gerações. Em contrapartida, líderes de todas as idades vêm buscado formas de gerenciar funcionários mais velhos de uma maneira eficaz.

Isso é importante para que a empresa não prejudique seus resultados e para garantir que as equipes conquistem o seu melhor desempenho. Se você quer saber como fazer isso, continue conosco e descubra como gerenciar funcionários mais velhos de forma efetiva. Boa leitura!

Foque na boa comunicação

Uma boa comunicação é essencial para estabelecer uma relação de trabalho saudável com profissionais mais velhos. Muitas vezes, não bastará um diálogo generalista, será preciso atribuir clareza ao seu discurso, ou seja, detalhar tudo o que você espera que esse colaborador realize.

Portanto, quanto mais objetivo e claro você for, melhor será a comunicação entre vocês. Consequentemente, os riscos de haver qualquer conflito de relacionamento diminuem.

Estabeleça uma relação de confiança

Quando você é um líder jovem que precisa gerenciar funcionários mais velhos, não é preciso provar para eles que você é o chefe ou mesmo conquistar o seu espaço. Essas pessoas têm muito clara a importância de uma hierarquia dentro de uma organização. Portanto, foque em outros aspectos da sua gestão.

Uma forma de fazer isso é conquistando a confiança dessas pessoas, ou seja, sendo mais flexível, valorizando o trabalho diário, demonstrando que você se importa com o conhecimento e com a experiência que eles tiveram durante sua jornada, entre muitos outros fatores.

Troque experiências válidas

Uma coisa válida para se ter em mente é que um profissional mais velho tem a experiência que você não tem. Existe muito conhecimento que você pode buscar em cursos, livros, na internet, em palestras, de várias formas, porém, algumas experiências não são mencionadas nesses meios.

Quando falamos em trocar experiências válidas, estamos falando em aproveitar para aprender com profissionais mais velhos aquilo que nenhum livro ou curso traz. Eles vão ensinar você a cortar diversos caminhos na sua jornada, ou seja, você não precisará cometer os mesmos erros que eles cometeram para aprender o que eles aprenderam.

Valorize a sua experiência

Valorizar e ensinar os outros a valorizarem a experiência desses colaboradores, tanto de vida quanto profissional, é algo imprescindível para a boa relação com eles. Um profissional com vasta experiência de mercado e de vida consegue contribuir de formas inimagináveis para o sucesso da empresa. É preciso saber como lidar com isso.

Sendo assim, você também pode criar uma forma de estimular a equipe a adquirir conhecimento com essas pessoas. Uma opção para isso são as mentorias, ou seja, uma forma de buscar referência em quem já conhece muito de determinado assunto.

Aposte na motivação

Para gerenciar funcionários mais velhos é preciso ter em mente que os fatores que estimulam esse público não são os mesmos que servem, por exemplo, para a geração de millenials. Muitas vezes, o que pode ter maior peso motivacional para essas pessoas são aspectos como um bom plano de saúde, valorização pelo trabalho realizado, um bom salário e assim sucessivamente.

No entanto, não podemos afirmar que esses profissionais não estejam buscando outras coisas, como crescimento profissional. Não é porque são funcionários mais velhos que não podem construir ascensão na sua carreira. Então, tome cuidado com as suas suposições a respeito deles.

Se este post ajudou você a ampliar a sua visão sobre como gerenciar funcionários mais velhos, talvez seja interessante levar este conteúdo adiante e fazer com que outras pessoas tenham acesso a ele. Compartilhe agora mesmo em suas redes sociais!



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