Wladimir Martins 25/07/2023

Analisando perfis comportamentais de personagens da Disney

Fundada em 1923 por Walt e Roy Disney, dois irmãos biológicos, a Disney é uma multinacional popular por seus personagens, animações de áudio e vídeo, e parques temáticos. Os ambientes temáticos da empresa de entretenimento já se expandiram por diversos lugares do mundo e são famosos por ofertarem atrações, shows e experiências para pessoas de todas as idades. Além disso, ela também é conhecida pelos inúmeros produtos de consumo, que apresentam os personagens adorados por crianças, jovens, adultos e idosos. O “universo Disney” tem uma longa história e seu sucesso continua crescendo entre os fãs.

Vem que eu vou te mostrar alguns dos personagens mais famosos e conhecidos da empresa.

Mickey Mouse: Mickey é um dos personagens mais queridos e amados da Disney. Com um perfil otimista, gentil, esperto e brincalhão, ele está sempre disposto a ver o lado bom das coisas, permanecendo positivo e confiante mesmo diante dos desafios. Além disso, ele é amigável, empático e leal, valoriza seus amigos e está sempre empenhado e disposto a ajudá-los. Observando seu perfil comportamental, podemos observar que o personagem dispõe de características dos eixos de Risco: devido ao seu empenho, coragem e determinação para lidar com desafios, solucionar problemas e superar os obstáculos; Extroversão: pelo instinto de amizade, lealdade e companheirismo que ele apresenta com seus amigos, Paciência: pela compreensão que demonstra diante dos problemas e, também, de Norma: devido a sua criatividade, inteligência e imaginação para solucionar os problemas.

Pato Donald: apresenta um comportamento único e diferente, apesar de ser leal e espirituoso, o personagem é bastante teimoso e temperamental. Ele é conhecido por ter um temperamento forte, raivoso e tempestuoso, perdendo a paciência com facilidade e agindo, diversas vezes, por impulso. Seu comportamento muda quando as coisas não saem do jeito que ele quer. Apesar disso tudo, ele demonstra ser generoso, leal, de bom coração e disposto a ajudar seus amigos, demonstra bravura e determinação para enfrentar os desafios e alcançar seus objetivos. É teimoso e individualista, fica frustrado quando os seus amigos oferecem ajuda e insiste em fazer as coisas do seu jeito. Outra característica que agrada bastante o público é seu espírito engraçado e seu humor sarcástico, conseguindo fazer piada e aliviar a tensão diante de situações difíceis. Correlacionando suas características com as apresentadas na ferramenta de PDA, podemos afirmar que ele se encaixa um pouco nos eixos de Norma e Extroversão, por ter bravura, determinação e, também, ser leal e amigo.

Pateta: lealdade é a característica que define Pateta, ele também é bastante fiel aos seus amigos e está sempre ajudando-lhes. Como seu nome mesmo diz, Pateta é engraçado, desengonçado e tem um ótimo senso de humor, ele também é bastante ingênuo e facilmente enganado, podendo ser compreendido e caracterizado pelo eixo de Extroversão, por ser amigo, leal e bom com relacionamentos.

Minnie Mouse: Minnie é doce, geniosa, elegante, forte e carinhosa. A personagem demonstra forte empatia e é gentil com os outros, fiel e leal a seus amigos, e bastante inteligente e respeitada pelos outros personagens. Seu comportamento pode ser encontrado nos eixos de Risco, Extroversão e Norma, por ser determinada a enfrentar os desafios, companheira, leal, inteligente e bastante habilidosa.



O quanto esse conteúdo foi útil?

5 / 5. 1

Compartilhar essa matéria


Artigos relacionados

Como a saúde mental dos colaboradores afeta a empresa?

Como a saúde mental dos colaboradores afeta a empresa?

18/04/2022

Guia completo sobre clima organizacional

Guia completo sobre clima organizacional

15/05/2020

Conheça as principais competências e habilidades de um líder

Conheça as principais competências e habilidades de um líder

07/02/2019